Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 22 de Janeiro de 2016 às 08:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Placar da Vida comletou ontem (21) 18 dias sem mortes no trânsito de Cuiabá. É um recorde em relação ao maior período de 17 dias registrado em 2015 em que não houve a ocorrência de vítimas fatais em acidentes nas vias da cidade, conforme dados da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran).

A campanha Placar da Vida foi lançada em 1º de dezembro do ano passado pela Prefeitura de Cuiabá e parceiros com a meta de reduzir em 20% o número de mortes no trânsito.

Do dia 1º de dezembro, data de lançamento da campanha, até esta quinta-feira, dia 21 de janeiro, morreram sete pessoas em acidentes de trânsito. A última morte foi registrada na manhã do dia 3 de janeiro. O segurança noturno Fernando Trindade Bandeira, 42 anos, morreu atropelado por um veículo na Avenida Senegal, bairro Canjica, quando saia de motocicleta do local de trabalho, uma padaria que fica nas proximidades.

O Placar da Vida pode ser visualizado nos dois painéis de LED denominados PMV (Painel de Mensagem Variável) instalados na cidade. Um está localizado próximo ao viaduto da Miguel Sutil e o outro na Avenida Fernando Corrêa da Costa, após o 9º BEC, sentido centro. Os painéis tem a função de divulgar mensagens educativas e de orientar os motoristas sobre a situação do trânsito.

São parceiros da campanha, juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Associação de Famílias Vítimas de Violência (AFVV), o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais. “Observamos que houve uma redução de velocidade, os motoristas estão mais conscientes dos riscos a que estão sujeitos quando desrespeitam a legislação de trânsito, e isto se deve também a fiscalização, que foi intensificada”, avalia o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino.

Motos envolvidas

“O que preocupa em relação a estas mortes, é que todos os acidentes com vítimas fatais tiveram o envolvimento de motocicleta. O que reforça os alertas da secretaria para que estes condutores tenham mais prudência no trânsito, já que são mais vulneráveis”, observa Gustavo Albino. Em julho do ano passado, a Semob lançou a campanha MotoEducação, visando mudar o comportamento dos condutores para que adotem uma nova atitude no trânsito. Segundo o diretor, a Semob vai intensificar nos próximos meses campanhas de conscientização.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, a redução dos acidentes com vítimas fatais é em consequência do trabalho que tem sido feito, não só pelos agentes de trânsito, mas também devido à política de fiscalização eletrônica implantada nas vias de maior movimento. “Todas estas ações visam preservar vidas. Mas é importante que cada um, motoristas e pedestres, façam a sua parte. Os condutores respeitando a sinalização, respeitando as faixas de pedestres, e os pedestres utilizando, com atenção, as faixas para a travessia”.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/3998/visualizar/