Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Sexta - 18 de Dezembro de 2020 às 19:31
Por: Redação TA c/ Sedec MT

    Imprimir


Foto: assessoria
Foto: assessoria

No dia 1° de dezembro, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) deu início a operação Natal Feliz. De acordo com o presidente do Instituto, Bento Bezerra, a medida tem como objetivo dar mais segurança para o consumidor.

“Em dezembro, o panetone acaba se tornando uma tradição, então o Ipem - MT fez essa fiscalização para que o consumidor se sinta mais acolhido e protegido”, assegura.

De 16 panetones que realizaram o ensaio, seis reprovaram, equivalente a 37% do total dos produtos fiscalizados.

“O dado acabou se tornando preocupante, já que no ano passado, apenas dois produtos foram reprovados, pois não apresentavam o mesmo peso líquido informado na embalagem.”

A fiscalização foi dividida em duas partes. A primeira ocorreu na primeira semana de dezembro, quando foram realizadas as coletas de panetones em mercados, as assinaturas de autorizações e outras informações.

“Após isso, o fabricante tem um período de cinco dias para enviar um representante para assistir à operação”, explica.

A segunda parte é destinada para o ensaio do produto, que ocorreu do dia 9 ao dia 17 de dezembro. Na caixa tem algumas informações consideradas importantes como o peso bruto, que equivale ao total com a mercadoria e a embalagem, e o líquido, que é apenas do bolo.

Depois disso, é feita uma limpeza para que sejam pesados as caixas e os pacotes. “Vamos supor que o peso bruto seja de 530 e o peso da embalagem de 40 gramas. Se o peso líquido for de 500 gramas, ele foi reprovado por dez gramas”, explica.

Sobre o Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT) é um órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). Atua principalmente na fiscalização de produtos, para garantir mais segurança à população.

Para fazer uma denúncia ligue (65) 3624-8785.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/42664/visualizar/