Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 17 de Maio de 2022 às 22:37
Por: Volney Albano, Assessoria

    Imprimir


Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Em discurso na tribuna da Câmara nesta terça-feira (17), a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) criticou a precarização do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Mato Grosso. A parlamentar também lamentou o falecimento da professora, Sidnei Cardoso e de seu filho, Carlos André, vítimas de acidente automobilístico na BR 163, próximo à cidade de Sorriso.

No início de sua fala, Rosa Neide informou que o prédio do INSS em Cuiabá possui 18 andares e há seis meses o elevador está quebrado, o que tem impossibilitado o acesso de funcionários e de segurados às salas. A parlamentar também citou que não somente em Mato Grosso, mas em todo País, as filas de pessoas em busca de seus benefícios “aumentam a cada dia”.

“As pessoas que precisam do INSS não têm acesso. O governo insiste no trabalho remoto, mas as assistentes sociais precisam olhar os segurados para analisarem quais seus direitos. O governo colocou mais de 5 mil militares à disposição do INSS. Porém, eles não são funcionários de carreira, não tem a senha, não podem acessar o sistema. Então esses militares estão servindo apenas para organizar a fila”, criticou Rosa Neide.

A parlamentar pediu que a Câmara se atente para a situação do Instituto que se encontra com servidores em greve, em busca de melhores condições de trabalho e na luta para realização de concurso público, que desde 2015 não é realizado. “As pessoas que mais precisam, que tem no benefício do INSS sua sobrevivência estão jogados à própria sorte”, afirmou.

Acidente

Rosa Neide também lamentou o falecimento da professora, militante do PT e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Sidinei Cardoso e de seu filho, Carlos André. Ambos estão entre as 11 vítimas fatais da colisão entre um ônibus e uma carreta, na BR 163, no final da manhã desta terça-feira (17).

“É com muita tristeza que falo desse gravíssimo acidente. Entre as vítimas estão a nossa professora, militante, Sidnei e seu filho. Todos os educadores de Mato Grosso estão muito tristes. A companheira Sidnei sempre nos representou. Sidnei, presente”, finalizou.

Veja abaixo o discurso na íntegra





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/46375/visualizar/