Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 10 de Agosto de 2016 às 14:11
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto por: Junior Silgueiro/GCom-MT
O prêmio valoriza a produção literária de escritores residentes em Mato Grosso
O prêmio valoriza a produção literária de escritores residentes em Mato Grosso
Com um total de 90 inscrições, a segunda edição do Prêmio Mato Grosso de Literatura se consolida como uma das principais vitrines para os escritores residentes em Mato Grosso.

Além de quase dobrar o número de obras inscritas (na primeira edição foram 58), o certame viu crescer também a quantidade de municípios participantes. No ano passado foram 12 e este ano chegam a 16 cidades de diversas regiões do estado.

Outra novidade está no valor maior do prêmio. Esta edição irá contemplar 10 obras literárias com R$ 30 mil, totalizando R$ 300 mil em investimentos. Serão selecionadas obras inéditas, escritas em língua portuguesa, nas seguintes categorias: duas obras em poesia, quatro obras em prosa, duas obras na categoria revelação e duas obras na categoria infantojuvenil, também uma novidade na segunda edição do certame.

Este ano foram inscritas 20 obras em poesia, 22 em prosa, 14 infantojuvenis e 34 obras na categoria revelação.As obras literárias serão submetidas a duas comissões, a de Habilitação e a de Avaliação Técnica, esta última composta por profissionais de reconhecido mérito e competência no meio literário.

Os projetos serão avaliados por, no mínimo, três pareceristas. As obras selecionadas serão conhecidas no dia 23 de setembro.

O 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e faz parte do Plano Estadual de Cultura, que tem como objetivo fortalecer e descentralizar as políticas públicas, fomentar a cultura de forma ampla por meio da promoção e difusão de iniciativas e incentivar a produção artística e cultural no estado.

Municípios participantes


Escritores de diversas regiões do estado participaram desta segunda edição. Os municípios representados são: Primavera do Leste (2 inscrições), Lucas do Rio Verde (1), Campo Verde (1), Juara (1), Mirassol DOeste (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Várzea Grande (1), Santo Antônio de Leverger (1), Poxoréu (1), Sinop (3), Barra do Bugres (2), Paranatinga (1), Barra do Garças (1), Rondonópolis (1), Tangará da Serra (4) e Cuiabá (66). Houve ainda uma inscrição de outro estado, que foi automaticamente desclassificada.

 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/530/visualizar/