Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 27 de Julho de 2016 às 18:27
Por: Redação TA c/ PJC - MT

    Imprimir


Foto: PJC-MT
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) integra uma força-tarefa para combater invasões em cerca de 30 áreas públicas do município de Cuiabá.

A equipe de trabalho é composta pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública (SROP), Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e  Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Nesta quarta-feira (27.07), aconteceu a primeira ação no bairro Jardim Paulicéia, localizada nos fundos do bairro Parque Cuiabá, com o cumprimento de uma ordem de reintegração de posse e retirada de ligações clandestinas de água e energia elétrica, instaladas na área verde de 1.500 m², que pertence ao município de Cuiabá.

Foram retirados 60 metros de ligações clandestinas de energia elétrica, que alimentavam 30 barracos construídos ilegalmente.Na ação, no bairro Jardim Paulicéia, um homem foi preso em flagrante por furto de energia elétrica e água, loteamento clandestino e crime ambiental. Os barracos estavam desocupados e foram destruídos.

Na sequência, a equipe da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), acompanhada da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), conduziu nove pessoas por invasão de uma área denominada Arueira, na região do bairro CPA, considerada de preservação ambiental com nascente do córrego Três Barras.

Os posseiros serão ouvidos em inquérito instaurado pela Dema e responsabilizados por furto de energia e de água, loteamento clandestino, crime ambiental, esbulho possessório e até associação criminosa, caso os crimes fiquem comprovado no final das investigações.

“Estamos fazendo uma apuração rigorosa em cima de lideranças de movimentos de ocupação irregular em Cuiabá. Isso é muito grave, pois estão cometendo vários crimes contra o meio ambiente”, disse o delegado Gianmarco Paccola.

O delegado também informou que durante levantamentos na área do Arueira foi identificado vestígios de incêndio e práticas de vários crimes ambientais. “A Perícia está coletando informações da área”, destacou. A ação no bairro Jardim Paulicéia foi acompanhada por 25 policiais civis, lotados na Dema, GCCO e GOE, juntamente com a Polícia Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Prefeitura, CAB e Energisa.

A Dema dará prosseguimento às investigações contra invasões nos dois bairros e em outras áreas com ocupações irregulares (grilagem).





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/741/visualizar/