Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 18 de Maio de 2015 às 14:10
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O município de Juruena, localizado a 929 km de Cuiabá, decretou situação de emergência devido às fortes chuvas registradas na localidade. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, um total de 7.208 pessoas foram atingidas pelas enchentes dos rios Piranha e Águas Claras, e ainda devido à erosão de parte da rodovia MT-170.

O caso, que já foi registrado junto ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, aguarda agora reconhecimento junto ao governo federal. Conforme o superintendente da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Abadio José da Cunha Junior, uma equipe se deslocou até o município para auxiliar os gestores locais na realização do reconhecimento do desastre.

De acordo com o levantamento, dentre as comunidades atingidas pelas chuvas, estão: Sampar, Purunga, São Roque e 13 de Maio. Além disso, também foi registrado rompimento de parte da represa onde é realizada a captação de água para a comunidade. Estudantes também ficaram sem aulas devido à dificuldade de tráfego nas vias vicinais do município.

Conforme a comunidade local, os prejuízos foram registrados tanto na área rural, como na região urbana de Juruena. Os setores de agricultura, pecuária e madeireiro ficaram comprometidos, pois não havia possibilidade de escoamento da produção pelas vias locais. A população também contou com dificuldades em relação à aquisição de alimentos e combustível.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel Abadio José da Cunha Junior, a equipe que auxiliou no caso já retornou para Cuiabá, porém o Estado permanece atento à situação da cidade de Juruena.

Este não é o primeiro município a decretar situação de emergência em Mato Grosso este ano. No mês de março, 300 famílias também sofreram com as enchentes na cidade de Barra do Bugres. Na data, profissionais da Defesa Civil de Mato Grosso também auxiliaram no atendimento às vítimas, como também na doação de filtros e colchões.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8482/visualizar/