Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 05 de Maio de 2015 às 13:40
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Willyan Arruda de Araújo é um desses jovens que sabem o que querem e não medem esforços para alcançar seus objetivos. O estudante do curso do IFMT de Confresa, de apenas 15 anos, conquistou a segunda colocação na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) junto com a colega Ana Paula Favero, que aconteceu em São Paulo, no mês de março. Concorrendo com dezenas de projetos do país todo, a maioria idealizada por estudantes de engenharia, seu robô espião foi um sucesso. 

Este é o segundo robô construído pelo garoto de Porto Alegre do Norte (1143 km de Cuiabá), que demorou um mês para completar o protótipo, desenvolvido por meio de pesquisas na internet e conversa com professores quando ainda cursava o ensino fundamental na escola estadual Alexandre Quirino de Souza . O robô espião tem o objetivo de ajudar militares e bombeiros em operações táticas que os expõe a situação de risco, como vazamento de gás, áreas de desmoronamento e risco de explosão.

Funcionado por meio de uma câmera de ré, o robô captura as imagens dos locais de perigo em tempo real e transmite por meio de um monitor. A máquina é comandada por um controle remoto de avião de brinquedo. “Sempre pensei nestas dificuldades, aos riscos diretos a que muitos se expõem. Minha vontade era construir um objeto que pudesse percorrer o local como os olhos da pessoa. É como se ele estivesse lá dentro, mas na verdade estando a uma distancia segura”.

Sem a ajuda de moradores de sua cidade que acreditaram em seu trabalho, o jovem não teria conseguido construir o segundo robô, que custou aproximadamente R$ 5 mil. As peças de carros usados no protótipo foram adquiridas pela internet e compradas em diferentes partes do país. A máquina tem a estrutura de ferro e funciona por energia solar. Ele se locomove por meio de esteira, o que facilita o acesso a lugares íngremes e não cimentados.

O primeiro prêmio que Willyan ganhou com a ciência foi em uma feira estadual, onde se consagrou vencedor e foi automaticamente classificado para a Febrace. Com o segundo lugar conquistado na feira nacional, na categoria Engenharia, ele poderá expor seu projeto em uma revista de ciência e ganhou credenciais para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, que acontecerá em outubro com a participação de estudantes de 21 países.

O pai, Willian Batista de Araújo, é seu maior incentivador . Ciente da dificuldade que o filho passou e sendo da opinião que hoje tudo no mundo gira em torno de robótica e tecnologia, ele considera o garoto um vencedor. “O Willyan é um exemplo e pode ajudar muito outros estudantes, que tenham interesse nessa área, mas não sabem nem por onde começar. O que ele fez pode até parecer uma coisa simples, mas foi muito complicado para uma cidade em que não tem nada no campo de robótica e engenharia” .

Apaixonado pela robótica, Willyan sonha em cursar Engenharia Mecatrônica. O estudante percorre todos os dias 24 km até Confresa para as aulas do curso técnico em agropecuária, do IFMT. “Acho que se cada pessoa que gostasse de ciência usasse as ideias, pesquisas e tecnologia para a construção de algo do bem, o futuro seria bem melhor. As pessoas tem que acreditar nos seus objetivos e se dedicar bastante. Não pode desistir”.

Encontro com o governador


Willyan e familiares se encontraram com o governador Pedro Taques no fim da tarde desta segunda-feira (04.05) no Palácio Paiaguás. A visita aconteceu a convite do governador que esteve em Porto Alegre do Norte na última semana para participar da 7ª Dinâmica de Empreendimento e Empreendedores, que aconteceu no município.

Nesta terça-feira, o jovem acompanha o governador até Mimoso, onde participará das comemorações do aniversário de 150 anos de Rondon e fará uma demonstração do projeto desenvolvido por ele. 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8733/visualizar/