Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 05 de Maio de 2015 às 08:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Para eternizar as comemorações de 150 anos do nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o Governo de Mato Grosso, em parceria com os Correios, lança um selo personalizado com a imagem do patrono das telecomunicações. O selo será apresentado pela primeira vez nesta terça-feira (05.05), em Mimoso, onde ocorrerão várias atividades para comemorar a data.

O lançamento do selo é uma determinação do governador Pedro Taques, e iniciativa do Gabinete de Comunicação do Estado de Mato Grosso (Gcom-MT) e da Casa Civil, que busca perpetuar a história de Marechal Rondon para as futuras gerações. Ao todo, o governo de Mato Grosso irá adquirir 10 mil selos que serão utilizados ao longo do ano nas correspondências oficiais. “Marechal Rondon é uma figura essencial para a comunicação e esta é uma oportunidade para que todos conheçam a sua importância histórica”, explicou o secretário de comunicação Jean Campos.

A cerimônia de lançamento e obliteração, com carimbo comemorativo do selo personalizado, contará com a presença do coronel Benjamin Rondon, bisneto de Marechal Cândido Rondon, e de Tweed Roosevelt, presidente da “Theodore Roosevelt Association” e bisneto do ex-presidente americano Theodore Roosevelt. Estarão presentes no evento o governador Pedro Taques, secretários de Estado e prefeitos da região.

Benjamim Rondon aguarda ansioso a hora de lançar o selo que irá homenagear seu bisavô. “Essa comemoração é muito importante para nossa família que sempre deu muito valor ao nome do grande Marechal. Poder representar toda família de Rondon nesta cerimônia é uma honra muito grande e uma oportunidade de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam esta história tão importante”, avaliou.

Marilsa Moreira, analista dos correios, explica que elaborar um selo é uma forma muito especial de eternizar momentos marcantes para história e homenagear pessoas ilustres. Segundo ela, a matriz dos selos só pode ser produzido pela Casa da Moeda, o que demonstra a sua importância. Os colecionadores que quiserem adquirir um exemplar do selo deverão entrar com contato com o governo de Mato Grosso.

Mediante decreto, o governador Pedro Taques instituiu o ano de 2015 como o de Marechal Rondon, para homenagear o precursor dos telégrafos brasileiros e da convivência com os índios. Até o dia 05 de maio de 2016, serão realizadas diversas ações, como concurso de redação, apresentação de filmes, lançamento de gibis e feiras itinerantes. Nesta terça-feira (05.05), às 17h será exibido para os funcionários, no auditório Clóvis Vetorato, o filme ‘Rondon O grande Chefe’. Será exibida a segunda parte que retrata os momentos finais da vida de Rondon apresentando um balanço da vida do Marechal e das obras que deixou.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, próximo à Cuiabá, no dia 5 de maio de 1865. Rondon teve papel fundamental na história da Comunicação brasileira, atuando como desbravador, descobrindo rios, registrando topografias, e atuando como pacificador de tribos indígenas. Em 1910, Rondon organizou o Serviço de Proteção aos Índios. Em 1939, foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Proteção ao Índio e como tal, obteve a demarcação de terras para várias etnias, entre eles os Bororos, Terenas e Oiafés. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8746/visualizar/