Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2022

​A Caixa Econômica Federal paga hoje (13) a parcela de outubro do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (13) a parcela de outubro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. Esta é a terceira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

Leia mais...
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Foto: João Reis | SETASC - MT
Foto: João Reis | SETASC - MT

Cartão do programa Ser Família Emergencial será recarregado neste sábado

Publicado em Sábado - 08 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ Setasc-MT

Os cartões do programa Ser Família Emergencial, realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), serão recarregados normalmente neste sábado (08.10). Ao todo, 105.958 famílias recebem o auxílio, no valor de R$ 200,00.

“A recarga é feita todo dia oito e a cada bimestre. No entanto, neste mês de outubro a data cai em um sábado, o que gerou preocupação para as famílias que necessitam desse benefício.

Leia mais...

Inscrições para a terceira turma de 'técnico de enfermagem' teve grande procura

Publicado em Quarta - 05 de Outubro de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

Mariney Maria de Macedo, 27 anos, moradora do bairro Maringá, para garantir a sua inscrição na terceira turma do curso de ‘técnico de enfermagem' da Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, chegou à Secretaria de Assistência Social ainda na manhã de ontem (04) e foi a primeira da fila. Ela relata a vontade de realizar o curso, mas sem condições financeiras de custear os estudos, viu no Programa Qualifica + VG uma oportunidade de realizar seu sonho.

“Sabendo que seriam 30 vagas e o processo de inscrições era por meio de ordem de chegada, resolvi me dedicar e arriscar a sorte. Sabia que teria pela frente horas de espera, mas não me assustei e vim para a sede da secretaria para garantir a minha vaga e, graças a Deus consegui fazer a minha inscrição”, comemorou.

Leia mais...

Assistência Social realiza entrega de cobertores enquanto permanecer a baixa temperatura na capital

Publicado em Sexta - 19 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Com a chegada de mais uma frente fria, a Prefeitura de Cuiabá reforça o atendimento à população em situação de rua, dando continuidade às ações que já são desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. A partir das 17 horas, desta sexta-feira (19), a equipe de abordagem da Assistência Social realiza a entrega de 150 cobertores e 150 refeições nos principais pontos de concentração desse público.

Além da distribuição dos cobertores doados pela Campanha Aquece Cuiabá e refeições, a equipe oferece acolhimento informando às unidades existentes no município. Na última frente fria registrada no início desse mês, foram entregues cerca de 500 cobertores e 500 refeições.

Leia mais...

Secretaria de Assistência Social dá início a capacitação continuada

Publicado em Domingo - 14 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

Qualificar os atores do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescentes do município de Várzea Grande, além de efetivar as ações e atividades direcionadas a esse público, no fortalecimento da Rede de Proteção e Prevenção. Com esse objetivo a Secretaria de Assistência Social deu início, na sexta-feira (12) ao projeto “Capacitar para Prevenir”. Durante quatro semanas serão realizadas as capacitações, neste primeiro momento, aos membros do Conselho Tutelar.

Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a educação permanente e coletiva é uma vertente desta gestão, por isso a importância de estarmos todos alinhados na busca de melhorias e de fortalecimento da rede de proteção e de garantia dos direitos da criança e adolescente.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

Programa "Enxergar é Humanizar" é destaque nacional em encontro realizado pela Fundação Abrinq

Publicado em Quarta - 10 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou, durante a live desta terça-feira (9), a participação de Cuiabá no encontro promovido pela Fundação Abrinq. O evento, realizado no formato on-line, reuniu prefeitos da região Centro-Oeste e tratou de ações relacionadas ao Programa Prefeito Amigo da Criança. O destaque foi o Programa Enxergar é Humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2019.

Na live, Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços que a cidade vem conquistando, se transformando num modelo também nos cuidados com as crianças e adolescentes. No encontro da Abrinq, o gestor foi representado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Leia mais...
Vicente Aquino
Vicente Aquino

Prefeitura de Cuiabá entrega cobertores para a população em situação de rua

Publicado em Terça - 09 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Com a chegada da nova frente fria, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, inicia nesta quarta-feira (09), a distribuição de 150 cobertores da ‘Campanha Aquece Cuiabá’.

Leia mais...

Cras Cristo Rei beneficia usuários do sistema com corte de cabelo gratuito

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Secom-VG

Cerca de 20 usuários do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Cristo Rei, que procuraram a unidade para atendimento social, nesta segunda-feira (01), tiveram acesso a um espaço montado para cortes de cabelo gratuitamente.

Leia mais...

Senac-MT ministra cursos para deficientes visuais em Cuiabá

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria Fecomércio-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) começou a formação de massagistas no Instituto dos Cegos do Estado (ICEMAT) e dará início, nesta quarta-feira (3), ao curso de ‘Informática Básica’ na instituição. Cada turma terá cerca de 10 alunos

Leia mais...
© Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quase todos os beneficiários do BPC estão inscritos no Cadastro Único

Publicado em Sábado - 11 de Junho de 2022

Quase todos os idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Segundo as estatísticas mais recentes do Ministério da Cidadania, em maio, 98% deles estavam inseridos

Leia mais...