Publicado em Segunda - 30 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

Sema apreende 200 munições e três armas de fogo em Araguaiana

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu cerca de 200 munições em uma propriedade rural no município de Araguaiana (a 563 km de Cuiabá). A ação foi realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA). Duas pessoas foram presas e conduzidas até a delegacia do município.

Leia mais...
Sema-MT

Consulta Pública sobre planos de manejo florestal sustentável está aberta

Publicado em Quinta - 26 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Câmara Técnica de Produtos Extrativistas da Sociobiodiversidade de Mato Grosso, lança nesta quinta-feira (26.10) a Consulta Pública sobre uma minuta de norma que visa estabelecer procedimentos simplificados de elaboração, análises e aprovação do plano de manejo florestal sustentável não madeireiro.

Leia mais...
Condições climáticas são desfavoráveis ao combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros
Condições climáticas são desfavoráveis ao combate ao fogo na Chapada dos Veadeiros

Incêndio na Chapada dos Veadeiros ainda fora de controle, diz diretor do parque

Publicado em Domingo - 22 de Outubro de 2017 | por Agência Brasil

Leia mais...

Ministério Público Federal investiga causas de incêndio na Terra Indígena Tadarimana em Mato Grosso

Publicado em Quinta - 19 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Ascom MPF-MT

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) instaurou inquérito civil público para verificar as causas do incêndio que atingiu a Terra Indígena (TI) Tadarimana, na região de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Estima-se que as chamas tiveram início em 29 de agosto.

Leia mais...

MPF/MT pede que Justiça reconsidere decisão que restringe direito de manifestação dos Munduruku

Publicado em Quinta - 19 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Ascom MPF-MT

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da unidade em Sinop, requereu que a decisão liminar proferida pelo juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária no município, Marcel Queiroz Linhares, seja reconsiderada. A intenção do MPF/MT é que o texto seja alterado e, que na decisão, conste expressamente que o fato dos indígenas da etnia Munduruku estarem impedidos de acessar tanto as obras da Usina Hidrelétrica São Manoel quanto seus funcionários, não os restrinja de se manifestarem e realizarem ações cívico-políticas de protestos no entorno dos locais, assim como na cidade.

Leia mais...

MPE e parceiros investigam origem da contaminação do Córrego Peraputanga em Cáceres

Publicado em Terça - 17 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ MPE

O resultado do boletim gerou grande preocupação, tendo em vista que existem vários balneários instalados no entorno do referido córrego. Outro fator que levou a Promotoria a investigar melhor a origem da contaminação da água foi o fato do antigo lixão da cidade estar instalado próximo a cachoeira do Córrego Peraputanga

Leia mais...

Onze pessoas são presas com cerca de 10 mil iscas vivas próximo a Poconé

Publicado em Segunda - 16 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Sema/MT

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu 10 mil iscas vivas, 100 munições e trouxas de drogas no entorno da fazenda São Miguel, a 96 km de Poconé. Onze pessoas foram presas em flagrante e conduzidas até a delegacia do município.

Leia mais...

MPE realiza audiência pública para discutir questões ambientais relacionadas ao “Florais Chapada”

Publicado em Segunda - 16 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ MPE

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Chapada dos Guimarães, realiza nesta segunda-feira (16), às 19 horas, audiência pública para discutir questões ambientais e urbanísticas relacionadas ao empreendimento “Florais Chapada”, da empresa Gincopaládio Incorporações Ltda. A audiência acontece na sede das Promotorias do município.

Leia mais...

Termina período proibitivo para queimadas em Mato Grosso

Publicado em Domingo - 15 de Outubro de 2017 | por Redação TA c/ Sema-MT

Em razão das condições climáticas favoráveis, o Comitê do Fogo deliberou pelo fim do período restritivo às queimadas, mas o monitoramento às áreas sensíveis, como unidades de conservação, permanece. Um balanço operacional das ações do BEA e dados de focos de calor do período proibitivo serão apresentados pelo Comitê do Fogo na próxima terça-feira (17.10)

Leia mais...
Incêndio causou o fechamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Incêndio causou o fechamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Incêndio fecha Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Publicado em Sexta - 13 de Outubro de 2017 | por Agência Brasil

Cerca de 70 pessoas, entre homens do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários, trabalham no combate às chamas. Também estão sendo utilizados dois aviões com tanques que lançam água sobre o local do incêndio.

Leia mais...