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CIDADE
Terça - 10 de Fevereiro de 2015 às 08:23
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 A Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) é, a partir de agora, a pasta responsável pelas obras inacabadas da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (09.02), durante audiência pública que tratou sobre a atual situação das construções e também do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Titular da Secid-MT, Eduardo Chiletto, confirmou que novos cronogramas (físico e financeiro) serão realizados para cada um dos empreendimentos. Nesta semana, reuniões já começarão a ser agendadas para que estes pactos sejam firmados.

Das obras que serão priorizadas, o secretário destacou aquelas que contam com convênios federais. De acordo com Chiletto, estas construções precisam ser concluídas dentro do prazo, para que o Estado evite de ser penalizado e, consequentemente, não receba mais verbas nacionais. Dentre as estruturas que se encontram nesta situação estão: o Complexo Viário do Tijucal, as Trincheiras Trabalhadores-Jurumirim, Verdão-Santa Isabel, e ainda o viaduto Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.

Na sequência, serão finalizadas as obras que possuem Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), como por exemplo, a Trincheira do Santa Rosa, que também é uma obra que conta com convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Localizada entre os bairros Goiabeiras e Santa Rosa, a estrutura conta com 520 metros de extensão e é responsável por atender o fluxo de veículos que transita pela região da avenida Miguel Sutil.

“Por fim serão conclusas as obras que contam com pequenas intervenções para serem finalmente entregues. Atualmente, o Estado conta com 32 contratos, que são referentes às demandas estruturais referentes à Copa do Mundo, sendo que deste total, 20 ainda estão em execução, 9 estão concluídas e aguardam recebimento, e somente três foram oficialmente recebidas”.

Em relação a valores, Chiletto afirma que para a conclusão das obras em Cuiabá e Várzea Grande a previsão orçamentária é de R$ 155.600.000. Porém ele destaca que este valor não compreende a conclusão do VLT. “Estamos nos aprofundando para dar o respaldo necessário a sociedade. Queremos entregar estas obras com qualidade. Assim como nós, a população também está cansada de receber obras sem qualidade”.

Intervenções

Segundo Chiletto, para que as obras sejam retomadas, novas intervenções no trânsito serão realizadas. Dentre as já programadas para acontecer está a do viaduto Jamil Boutros Nadaf, conhecido como viaduto da Sefaz. Por contar com problema estrutural, será necessário fazer reforço junto aos pilares. A expectativa é de que até o final deste mês, a intervenção seja iniciada. Para isso, a via deverá ficar interditada durante período de 5 a 7 meses.

“Para esta obra, como também as demais que estão em Cuiabá e Várzea Grande, queremos nos reunir com os prefeitos e traçar medidas que interferiram o quanto menos no trânsito e na vida da população, porém é importante lembrar que isso será necessário para que estas construções sejam finalizadas”, lembrou Chiletto.

Conclusão

Para o governador Pedro Taques, que também acompanhou a audiência pública, as obras serão concluídas. “Estamos mostrando o que encontramos e o que precisa de solução. Porém para que as obras terminem, não depende somente do governo estadual. Precisamos da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e demais órgãos, para que aqueles que cometeram ilícitos sejam responsabilizados. Vamos trabalhar firme e de forma técnica”, reforçou Taques.

Obra a obra

Conforme relatório situacional sobre as obras da Copa do Mundo de 2014, diversos serviços ainda necessitam ser executados. Exemplo disso é a duplicação da Estrada da Guarita. Dentre as demandas estão parte da pavimentação, construção de calçadas e muro de arrimo, como também obras de paisagismo. A obra tem valor total de R$ 33.945.658,17 e é de responsabilidade da empresa Agrimat.

Em relação a restauração da avenida 8 de Abril, o levantamento aponta que para a obra prosseguir é preciso que sejam realizadas desapropriações e remoção de postes, por exemplo. A construção, que conta com valor total de R$ 25.744.766,74, tem como empresa responsável, a Engeglobal. Até o momento, 64,9% da obra foi executada.

No que se diz respeito às obras que possuem recursos federais, o viaduto Dom Orlando Chaves é a que caminha com maior atraso. Até o momento, somente 67% da obra foi executada. Além da construção do elevado, o contrato prevê a adequação de rotatória e recuperação de pistas. Para que a construção seja finalizada são necessárias desapropriações, retirada de postes e das redes de telefonia.





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