Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

CULTURA Filme aborda experiências e memórias de imigrantes que vivem em Cuiabá e Lisboa

Selecionado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curta "Intersecção – A História de Quem Migra" traz a perspectiva de imigrantes negros sobre a experiência da imigração. Com relatos de pessoas que vivem em Cuiabá e Lisboa, o filme apresenta a adaptação ao novo ambiente, as relações afetivas e de trabalho, a luta pelos direitos humanos e por cidadania. O lançamento será na próxima terça-feira (25.01), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

“Mais do que a intersecção entre os contextos de imigrantes em locais diferentes, o projeto mostra as convergências entre cultura e a sensibilização do público quanto ao direito à cidadania de todos os povos.

Leia mais...
Lígia Kellermann imigrante brasileira em Lisboa
Lígia Kellermann imigrante brasileira em Lisboa

Foto: PMMT
Foto: PMMT

POLÍCIA Polícia Militar recaptura dois foragidos da Cadeia Pública de Nobres

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ PM-MT

A Polícia Militar de Nova Olímpia localizou e recapturou, na noite desta quinta-feira (20.01), os reeducandos Alexandre Silva dos Santos, de 18 anos, e Valdir Alves da Silva, de 23 anos, que haviam foragido da Cadeia Pública de Nobres, na última quarta-feira (19.01).

Após receberem informações via setores de inteligência de que os reeducandos foragidos poderiam estar em direção a cidade de Nova Olímpia, a equipe da 1ª Cia da PM da cidade, em conjunto com uma equipe do Serviço de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal, iniciou diligências desde o período matutino em busca dos suspeitos.

Leia mais...
S10 LTZ apreendida em Porto Esperidião - Foto: Gefron
S10 LTZ apreendida em Porto Esperidião - Foto: Gefron

POLÍCIA Gefron recupera duas caminhonetes roubadas que seriam levadas para a Bolívia

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) impediu que duas caminhonetes, roubadas no interior do estado, fossem levadas para a Bolívia na quinta-feira (20.01). Um dos veículos foi recuperado na BR-174 em Porto Esperidião (322 km de Cuiabá) e outro na MT-199 já no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá).

Leia mais...
Os contratos serão a partir de fevereiro - Foto: Wesley Rodrigues Seduc-MT
Os contratos serão a partir de fevereiro - Foto: Wesley Rodrigues Seduc-MT

EDUCAÇÃO Secretaria Estadual de Educação divulga o resultado final do processo seletivo

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Seduc MT

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) divulgou nesta quinta-feira (20.01) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de profissionais em várias áreas de atuação. O resultado e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Instituto Selecon.

Leia mais...

SAÚDE Mato Grosso registra nesta sexta-feira 594.311 casos e 14.179 óbitos por Covid-19

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta sexta-feira (21.01), 594.311 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.179 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 4.767 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado

Leia mais...
Cabo Victor Paz e Soldado Fernando Edio - Foto: Arquivo pessoal
Cabo Victor Paz e Soldado Fernando Edio - Foto: Arquivo pessoal

GERAL Jovem salvo de afogamento decide adotar a mesma profissão de PM que o resgatou

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ PM-MT

Em uma tarde de domingo, no mês de setembro de 2012, em um balneário na cidade de Aragarças (GO), o destino de duas pessoas foi colocado à prova e um resgate aquático de alto risco mudou para sempre a vida de dois homens, que atualmente fazem parte da corporação da Polícia Militar de Mato Grosso.

Quem conta detalhes deste dia é o cabo Victor Vinicius Carvalho Paz

Leia mais...
Foto: GGI
Foto: GGI

POLÍCIA Operação prende motorista por embriaguez e fiscaliza 62 veículos em Cuiabá

Publicado em Sexta - 21 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A 3ª edição da Operação Lei Seca, realizada na noite de quinta-feira (20.01), resultou na prisão de um motorista flagrado dirigindo embriagado, na realização de 62 testes de alcoolemia e na fiscalização de 62 veículos. A ação ocorreu na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA)

Leia mais...
Foto: Secom
Foto: Secom

SAÚDE Hemocentro precisa de doadores de sangue voluntários para manter atendimento a pacientes

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

O MT Hemocentro, único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, necessita repor o seu estoque de sangue de todos os tipos. O estoque atual é considerado delicado devido à queda na doação voluntária nesse período de férias, além da situação de alta nos casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG), que ocasionou a suspensão de coletas externas de doações pela equipe do hemobus e desistência de alguns doadores com sintomas gripais.

“A manutenção do estoque em níveis regular é imprescindível nesse momento de férias, pois as demandas hospitalares continuam intensas e o estoque auxilia no atendimento dos pacientes internados e outros que realizam tratamento no Hemocentro”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

SAÚDE Governo de MT distribui 101 mil testes para detecção da Covid-19 aos 141 municípios

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), irá distribuir 101.985 testes de detecção da Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso. A ação tem o objetivo de ajudar na identificação dos casos de coronavírus, para atender os municípios de forma complementar às atividades de detecção e monitoramento dos casos de Covid-19 no Estado.

Serão encaminhados pela SES-MT aos municípios testes rápidos de Antígeno recebidos do Ministério da Saúde. O encaminhamento do exame inicia na tarde desta quinta-feira (20.01) na Superintendência de Assistência Farmacêutica.

Leia mais...