Notícias
MEIO AMBIENTE Marina Silva vê “PL da Devastação” como tiro no pé do agronegócio
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, vê como “um tiro no pé” do agronegócio o projeto de lei que estabelece novas regras de licenciamento ambiental. O texto, aprovado na madrugada desta quinta-feira (17) no plenário da Câmara dos Deputados, prevê a criação de novos tipos de licenças, diminui prazos de análises e simplifica adesões.
“É um verdadeiro tiro no pé esse tipo de afrouxamento dos cuidados ambientais em um país que é altamente sensível como o Brasil, que depende do equilíbrio climático para poder ser uma potência agrícola. Nós só somos uma potência agrícola porque somos uma potência ambiental”, complementou.
POLÍTICA Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é "chantagem inaceitável"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a separação dos Poderes e disse que ninguém está acima da lei, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. Em discurso de cinco minutos, o presidente afirmou que responderá com diplomacia e multilateralismo às ameaças do governo de Donald Trump
POLÍCIA Operação Verdades Secretas: Polícia Civil desarticula rede de abusos sexuais contra crianças em Mato Grosso
A Polícia Civil de Mato Grosso, em ação conduzida pela Delegacia de Canarana, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17.7), a Operação Verdades Secretas, que teve como foco o cumprimento de 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilo telemático. A operação é resultado de uma investigação que apura a prática de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes.
O inquérito que apurou os fatos teve origem a partir da atuação de um homem que se apresentava como médico e também possuía envolvimento político no município de Canarana. Ele é investigado por múltiplos abusos sexuais e, até o momento, já foram identificados indícios concretos de diversas vítimas.
POLÍCIA Facção, supermaconha e rinha de galos: operação policial desmonta esquema na zona rural
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17.7), a Operação Rooster, para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um suspeito apontado como líder de uma facção criminosa em Campos de Júlio.
Na residência do suspeito, localizada em uma chácara na zona rural do município, a equipe policial encontrou cerca de 3 kg de maconha do tipo skunk (também conhecida como supermaconha), escondida em pontos estratégicos do matagal ao redor da propriedade. Parte da droga estava enterrada, demonstrando a tentativa de dificultar a ação policial, prática comum no modus operandi das facções.
GERAL Terra Fora do Eixo: Construção de Represas Redefiniu Posição dos Polos em Dois Séculos
Um estudo conduzido por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, revela que a construção de represas pelo mundo foi tão intensa que mudou, mesmo que de forma sutil, o eixo de rotação da Terra.
Publicada no último dia 8 na revista científica Geophysical Research Letters, a pesquisa mostra que o represamento de água em milhares de barragens ao longo de quase dois séculos deslocou os polos terrestres em cerca de um metro e reduziu o nível global do mar em 21 milímetros.
CIDADE Operação da Ager verifica cumprimento de horários em linhas entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Ager-MT realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger.
POLÍCIA Polícia Militar apreendeu mais de 13,4 toneladas de drogas durante o programa Tolerância Zero
Conforme o balanço, o número representa um aumento de 184% de drogas retiradas de circulação em relação ao mesmo período anterior ao programa (entre dezembro de 2023 e junho de 2024), quando 4,7 toneladas de drogas haviam sido apreendidas.
SEGURANÇA Pivetta destaca resultados do Tolerância Zero: 757 presos, crimes em queda e segurança valorizada
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou, nesta quarta-feira (16.7), os avanços do programa Tolerância Zero contra facções criminosas, durante balanço realizado no Palácio Paiaguás. Na ocasião, foram entregues 1.950 pistolas Glock a policiais penais, em um investimento de R$ 3,8 milhões.
Segundo Otaviano, os avanços no enfrentamento às facções criminosas são resultado de uma mudança estratégica iniciada em 2019, quando o Governo do Estado passou a priorizar a segurança pública, com mais recursos, estrutura e valorização profissional.
JUSTIÇA Crise de Anticonvulsivantes: MPF Cobra Plano Urgente de Abastecimento e Multa de R$ 50 Milhões
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública com pedido urgente contra a Pharlab Indústria Farmacêutica, Sanofi Medley Farmacêutica, Moksha8 Brasil Indústria e Comércio de Medicamentos e o Governo Federal. O objetivo da ação é garantir o fornecimento imediato e contínuo dos medicamentos Gardenal (fenobarbital), Frisium (clobazam) e Urbanil (clobazam) em todo o território nacional, além de buscar a responsabilização das empresas pelos danos coletivos e individuais causados pelo desabastecimento desses medicamentos essenciais, utilizados para controle de crises convulsivas.
JUSTIÇA Feminicídio em Cuiabá: homem recebe quase 37 anos de prisão por matar companheira com 16 facadas
Juniel de Pinho Silva foi condenado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá, na terça-feira (15), pelo feminicídio da companheira Josiane Ferreira da Silva, assassinada com 16 golpes de faca. A pena foi fixada em 36 anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado. O réu foi julgado com base na Lei nº 14.994/2024, conhecida como “Pacote Antifeminicídio”, que entrou em vigor em outubro do ano passado. A nova legislação tornou o feminicídio um crime autônomo, com pena prevista de 20 a 40 anos de reclusão, além de agravar as circunstâncias do crime.