Notícias MEIO AMBIENTE
Governo de MT mobiliza Defesa Civil e Bombeiros para socorrer municípios afetados por enchentes
O governador Mauro Mendes determinou que a Defesa Civil do Estado preste o auxílio necessário aos municípios atingidos por enchentes e alagamentos, em decorrência das fortes chuvas desta terça-feira (14.1).
Operação Piracema: Sema Intensifica Fiscalização e Combate à Pesca Ilegal em Mato Grosso
Segundo os números da Sema, 278,42 kg de pescado irregular foram apreendidos no último trimestre de 2024, sendo mais de 61kg de peixes apreendidos somente no mês de dezembro, apenas na Baixada Cuiabana e nos municípios de Poconé, Rosário Oeste, Nobres, Rondonópolis e Itiquira.
Sinfra cria página para disponibilizar informações sobre o trânsito no Portão do Inferno
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) criou uma página para disponibilizar informações em tempo real sobre a situação do trânsito na região do Portão do Inferno na MT-251, rodovia que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães.
Sema deflagra 298 operações e aplica R$ 1,6 bilhão em multas contra crimes ambientais em 2024
Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deflagraram, neste ano, 298 operações contra desmatamento ilegal e outros crimes ambientais no âmbito da Operação Amazônia. O valor total de multas aplicadas é de R$ 1,6 bilhão entre janeiro e novembro de 2024.
Oito das 11 Praias do Médio Teles Pires São Aprovadas para Banho: Resultado da Campanha de Balneabilidade 2024
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) analisou a qualidade da água de 11 praias do Médio Teles Pires. Oito delas foram consideradas próprias para banho. Foram analisados locais de banho em Matupá, Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo.
Trânsito na MT-251 no Portão do Inferno é interrompido por causa das chuvas nesta quarta-feira
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística informa que o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, foi interrompido às 13h50 desta quarta-feira (25.12), em razão de chuva no local. A previsão atual é que o trânsito seja liberado às 18h30, dependendo das condições climáticas.
A interrupção segue o protocolo de segurança estabelecido, como forma de prevenir deslizamentos e evitar acidentes. Na estação meteorológica do local, foram registrados mais de 50 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. Confira mais informações aqui.
Trânsito Livre no Portão do Inferno Durante o Natal, com Possíveis Interrupções em Caso de Chuvas
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que não há interrupções programadas para o trânsito no Portão do Inferno durante o feriado do Natal. Desta forma, as duas pistas da MT-251 deverão permanecer abertas no dias 24 e 25 de dezembro,
Trânsito no Portão do Inferno funcionará no sistema de pare e siga até segunda-feira
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informa que o trânsito na região do Portão do Inferno, na MT-251, funcionará no sistema de pare e siga até a próxima segunda-feira (23.12), entre 7h30 e 16h30.
Prevenção e Segurança: Corpo de Bombeiros de MT Reforça Cuidados Essenciais Durante a Temporada de Chuvas
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça a importância de adotar medidas preventivas para evitar acidentes e proteger a população, especialmente diante do aumento significativo de ocorrências, como quedas de árvores, inundações e riscos de desabamentos
Sema-MT Intensifica Patrulhamento Fluvial para Combater Pesca Predatória Durante a Piracema no Rio Cuiabá
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) intensificou o patrulhamento fluvial no trecho urbano do Rio Cuiabá no período de defeso da piracema. Nas últimas duas semanas foram apreendidos 29 redes de emalhar, 12 espinhéis, 15 tarrafas, 4 anzóis de galho, 3 varas com molinete e 61 quilos de pescado na região.
Com embarcações diárias, as equipes percorreram o trecho entre o bairro Novo Terceiro, em Cuiabá, até a praia da Vereda em Santo Antônio de Leverger. O foco principal, são os pontos de pesca predatória, sendo eles a região da Ponte Sergio Mota/Praeirinho, Carrapicho, São Gonçalo, Parque Atalaia, Engordador/Iate Clube, Bonsucesso/Ponte Imigrantes, Pai Andre, Engenho Velho e Valo Verde.