Notícias POLÍTICA
Pesquisadora defende parceria internacional para regular redes sociais
O Brasil precisa se aliar a outros países para conseguir regular as plataformas de redes sociais, na opinião da pesquisadora Débora Salles, coordenadora geral de pesquisa do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Netlab.
Em entrevista à Agência Brasil, a doutora em Ciência da Informação analisa os impactos da decisão da empresa americana Meta de diminuir a moderação de mensagens potencialmente mentirosas ou ofensivas em suas plataformas. Para a especialista, as falas do fundador da empresa, Mark Zuckerberg, comprovam que as redes sociais podem decidir quais conteúdos serão produzidos e vistos por seus usuários, mas preferem não dar transparência a essas decisões.
Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu informações falsas sobre a taxação de animais de estimação e a criação de um imposto sobre o Pix. Em vídeo postado nas redes sociais na noite de quinta-feira (9), o ministro rebateu mentiras que têm circulado na internet nos últimos dias sobre a criação ou o aumento de tributos.
Governo Lula prepara reação em quatro frentes contra Meta; veja quais
O governo federal prepara uma reação em quatro frentes, incluindo resposta no Judiciário e novas proposições no Legislativo, contra a Meta – dona do Facebook, do Instagram, do Threads e do Whatsapp. A empresa decidiu acabar com a checagem de fatos de suas redes sociais nos Estados Unidos
AGU Contratará Advogados no Exterior para Extraditar Condenados por Atos Antidemocráticos do 8 de Janeiro
Essas pessoas são consideradas foragidas. Há pelo menos 122 condenados nessa condição, conforme levantamento do STF – não necessariamente eles estão no exterior. A contratação de advogados em outros países obedece à determinação da Suprema Corte para extraditar pessoas condenadas.
Setasc e Sema realizam cadastro do Repesca para pescadores em Barão de Melgaço nesta quinta-feira
As Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e de Meio Ambiente (Sema) realizam, nesta quinta-feira (09.11), em Barão de Melgaço, o cadastramento de pescadores artesanais de Mato Grosso no Registro Estadual de Pescadores Profissionais (Repesca).
Prefeito de Cuiabá anuncia pagamento integral de salários de servidores nesta sexta-feira
Nesta segunda-feira (6), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou que o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas será realizado na próxima sexta-feira (10). Segundo o gestor, a Prefeitura contará com um montante de R$ 105,1 milhões em caixa, valor que permitirá a quitação integral da folha de pagamento.
Prefeito de Cuiabá garante pagamento integral dos salários de dezembro e reforça compromisso com serviços essenciais
Na manhã desta sexta-feira (03), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou que os salários dos servidores públicos municipais referentes ao mês de dezembro de 2024 serão pagos integralmente, descartando qualquer possibilidade de escalonamento.
Câmara responde a Dino e diz que líderes cumpriram lei sobre emendas
A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro Flávio Dino sobre o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão. Mais cedo, Dino deu prazo até as 20h para a Casa esclarecer o pagamento de emendas parlamentares, que estão suspensas por decisão do ministro.
Governo edita decreto para disciplinar uso da força em ações policiais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou nesta terça-feira (24) um decreto para regulamentar o uso da força durante operações policiais. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida estabelece diretrizes para o uso gradativo de armas para evitar a violência policial em todo o país
Senado aprova teto para salário mínimo e mudanças no BPC
O Senado aprovou na sexta-feira (20) o Projeto de Lei 4.614/24, que integra o pacote de corte de gastos do governo. A proposta cria um teto para o crescimento do salário mínimo, limitada ao ganho real aos limites do arcabouço fiscal e restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).