Notícias MEIO AMBIENTE
Corpo de Bombeiros extingue incêndio no Portão do Inferno e combate outros 23 nesta terça-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu o incêndio na região do Portão do Inferno, próximo a MT-251, nesta terça-feira (08.10). Mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, combatem 23 incêndios com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
O incêndio na região do Portão do Inferno foi declarado extinto pelos militares nesta terça-feira. A área segue em monitoramento por satélites pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, para retomar as equipes caso haja reignição do fogo.
Corpo de Bombeiros combate 22 incêndios florestais em Mato Grosso nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (07.10), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 22 incêndios florestais no Estado. Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
Trânsito no Portão do Inferno será interrompido nos dias 08 e 09 de outubro das 12h às 17h
O trânsito na região do Portão do Inferno na MT-251 será totalmente interrompido na terça-feira e quarta-feira da próxima semana (08 e 09.10), entre às 12h e às 17h. A interrupção será necessária para que possa ser suprimida a vegetação na área das encostas do morro.
Piracema começou nesta terça-feira (1°) e segue até 31 de janeiro de 2025 em rios de MT
A pesca amadora e profissional está proibida nos rios de Mato Grosso durante o período de defeso da piracema, que vai desta terça-feira (1º.10) a 31 de janeiro de 2025. A piracema inclui os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia – Tocantins. O objetivo é proteger o período de reprodução das espécies
Bombeiros de MT extinguem três incêndios e combatem outros 48 nesta segunda-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu três incêndios florestais nas últimas 24 horas. Nesta segunda-feira (23.09), mais de mil bombeiros combatem, em regime de revezamento, 48 incêndios com apoio de brigadistas contratados pelo Estado e agentes de órgãos federais.
Os incêndios foram extintos na Fazenda Santa Cruz e Coroa, em Itiquira, e nos sítios Jardim do Éden e Sol Brilhante, em Juína e Colniza, respectivamente.
No Pantanal, o incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está controlado. As equipes também atuam no Parque Estadual do Guirá e na região da Baia Grande, próximo a Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; nas fazendas São José do Piquiri e Indiana, em Barão de Melgaço; e na Fazenda Laguna, próximo a Terra Indígena Tereza Cristina.
Governo condena ataques no Líbano e diz para brasileiros deixarem área
O governo brasileiro condenou nesta segunda-feira (23) “nos mais fortes termos” os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no vale do Beqaa. O Ministério das Relações Exteriores também recomendou aos brasileiros que deixem a área conflagrada.
Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater incêndios
O Governo de Mato Grosso já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater os incêndios florestais no Estado desde o início do período proibitivo. No total, são 736 horas de voo de combate aéreo para proteger o meio ambiente mato-grossense.
Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo
O Governo de Mato Grosso já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater os incêndios florestais no Estado desde o início do período proibitivo. No total, são 736 horas de voo de combate aéreo para proteger o meio ambiente mato-grossense.
Fogo na Amazônia é etapa da exploração econômica do bioma
Os incêndios que consomem o bioma amazônico são uma das etapas da exploração econômica da floresta, que vem sendo convocada pela economia mundial para fornecer alimentos e matérias-primas baratas, permitindo a manutenção do preço dos salários nos países mais desenvolvidos e o aumento do lucro em escala global.
Dino estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios
Até o fim do ano, o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas.
Com a autorização de Dino, o governo poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória (MP) apenas com o valor do crédito a ser destinado. Embora, por definição, os créditos extraordinários estejam fora da meta de déficit primário e do limite de gastos do atual arcabouço fiscal, a decisão de Dino evita que os gastos voltem a ficar dentro das limitações, caso o Congresso não aprove a MP ou o texto perca a validade.