Notícias MEIO AMBIENTE
Pós-graduados recebem diploma e entregam planos de combate a incêndio florestal
Foram capacitados 30 bombeiros e 15 civis, entre eles profissionais liberais ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e prefeituras de Alta Floresta e Sinop.
Apreensões de pescado ilegal alimentam instituições filantrópicas em MT
Em 2016, mais de 18 toneladas de pescado foram apreendidas pelo BPMPA em Mato Grosso. Toda a quantia foi doada para instituições filantrópicas dos municípios onde ocorreram as apreensões, como o Hospital de Câncer, Santa Casa de Misericórdia e Associação Mato-grossense dos Cegos.
Policiais do Batalhão Ambiental salvam 159 animais em 2017
De 2015 a 2017, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resgatou 1.631 animais silvestres. Desse total, 1.246 foram reintroduzidos ao meio ambiente, 272 estavam com sequela permanente e 113 morreram devido às condições extremas em que foram resgatados.
Cerca de 70 pessoas participam do curso ‘Gestão Ambiental Municipal’
Descentralizado desde 2015, o município de Querência (945 km a Nordeste de Cuiabá) continua buscando aperfeiçoar o trabalho na área ambiental. O prefeito Fernando Gorgen explica que quatro dos seus técnicos participaram do curso em Cuiabá para poder tirar dúvidas, trocar informações e se atualizarem. “Nossa experiência tem sido excelente, ganhamos em agilidade e menor custo à população”.
Projeto Ararinha na Natureza reforça plano de conservação da ave em risco de extinção
Ao longo dos últimos meses, foram realizadas sete expedições na região de origem da ararinha-azul, somando 107 dias de trabalho de campo. Até o momento, 163 árvores com ocos potenciais para a reprodução de aves já estão marcadas, medidas e georreferenciadas.
Comitê de bacia hidrográfica do Rio Cuiabá é empossado
Participam do CBH as prefeituras de Chapada dos Guimarães, de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá, além de usuários da água, ONGs e representantes da sociedade civil. A proposta do comitê é fortalecer ainda mais a Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída pela Lei nº 6945/1997, de modo que ela seja integrada, descentralizada e participativa.