Notícias MEIO AMBIENTE
Agência Fazendária de Cuiabá retoma atendimentos presenciais na segunda-feira
A Agência Fazendária (Agenfa) da Secretaria de Fazenda em Cuiabá retoma os atendimentos presenciais na próxima segunda-feira (31.05). Ela é a maior Agenfa de Mato Grosso e está fechada desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020.
Polícia Civil flagra madeireiras operando irregularmente e apreende 600 metros cúbicos de madeira
Dando continuidade ao trabalho iniciado no último dia 14 de maio, quando foi apreendida uma carreta que estava realizando o transporte irregular de madeira em área proibida, a Polícia Civil e o Ibama, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Ciopaer)
Mato Grosso reduz 85,8% focos de calor no Pantanal nos primeiros cinco meses
Mato Grosso reduziu em 85,8% os focos de calor identificados no Pantanal neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Também houve redução nos biomas Cerrado (28%) e Amazônia (26,3%). O período analisado vai do dia 1º de janeiro a 20 de maio deste ano.
Corpo de Bombeiros firma parceria com prefeituras para criação de brigadas mistas de combate aos incêndios florestais
Com a proximidade da chegada do período de estiagem em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) firmou parceria com as prefeituras de nove cidades do Estado para implantação da Brigada Mista e formação de equipes para auxiliar no combate aos incêndios florestais
Operação Abafa aplicou multas de R$ 6,4 milhões em propriedades que usaram fogo irregularmente
Seis propriedades rurais foram alvos do 8° ciclo da Operação Abafa 2021, realizada pelos agentes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), entre os dias 11 e 21 maio, para interromper a ação de destruição da vegetação com uso do fogo sem autorização na zona rural.
“Mato Grosso fez o dever de casa e se preparou para enfrentar os incêndios florestais”, afirma Mauren Lazzaretti
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontua na entrevista as ações que o Governo de Mato Grosso executa desde o final do ano passado para evitar que os incêndios florestais ocorram como em 2020, principalmente, na região do Pantanal mato-grossense.
Entre as principais ações, investimentos maiores, na ordem de R$ 73 milhões, para aquisição de helicóptero, capacitação de profissionais, contratação de brigadistas e uso da tecnologia para suporte da linha de frente de combate ao fogo.
Batalhão Ambiental e agentes da Sema apreendem pescado irregular com sinais de rede e carne de jacaré
Em trabalho integrado, uma equipe do Batalhão de Proteção Ambiental e agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente apreenderam, na quarta-feira (19.05), pescado irregular em Santo Antônio de Leverger (a 34 km de Cuiabá). Um homem de 55 anos foi encaminhado à Delegacia.
Usina de biodiesel é acionada na Justiça por crime ambiental
A 6ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), Especializada de Defesa da Bacia Hidrográfica do São Lourenço, propôs ação civil pública por danos ambientais contra uma usina produtora de biodiesel. Conforme o Ministério Público, a empresa estaria despejando irregularmente efluentes tratados e não tratados no Córrego
Defeso da piracema começa em outubro e vai até janeiro em Mato Grosso
O período de defeso da piracema em Mato Grosso ocorrerá entre outubro de 2021 e janeiro de 2022. O calendário foi definido pelo Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) na manhã desta sexta-feira (14.05) em decisão unânime, com base em um estudo que monitora há 17 anos os peixes das três Bacias Hidrográficas do estado
MP aciona empresas por lançamento irregular de efluentes em córrego
A 6ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), Especializada de Defesa da Bacia Hidrográfica do São Lourenço, acionou seis empresas por lançamento irregular de efluentes domésticos e industriais no Córrego da Onça, localizado próximo ao Terminal Ferroviário da cidade. Na ação, o Ministério Público relata que as empresas rés, em vez de construir emissários exigidos na lei para drenagem de seus efluentes de esgoto tratado, preferem a solução mais econômica e ilegal consistente em derramá-los na drenagem de águas de chuva da BR-163 e, consequentemente, no Córrego da Onça, em local diverso daquele indicado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).