Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. Coordenada pela SES e executada pelos municípios, a ação tem o objetivo mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da Influenza.

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Após TJ homologar TAC, prefeito Emanuel Pinheiro determina pagamento imediato de insalubridade nesta sexta-feira (5)

Publicado em Sábado - 06 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Após homologação do desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a Prefeitura de Cuiabá realizará nesta sexta-feira (5), até às 14h, o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores da Saúde de Cuiabá.

Leia mais...

Lúdio requer pagamento de insalubridade cortado dos servidores da Saúde de Cuiabá

Publicado em Sexta - 05 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Assessoria

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu informações e documentos ao prefeito de Cuiabá sobre o corte do adicional de insalubridade e outros adicionais do salário dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O requerimento foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa na quarta-feira (3).

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano

Publicado em Quarta - 03 de Abril de 2024

O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079.

Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões.

Nessa terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal.

“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis.

Leia mais...
Foto: Davi Valle
Foto: Davi Valle

Secretaria Municipal de Saúde emite alerta sobre risco de Febre Oropouche

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), emitiu um alerta para a comunidade sobre o risco crescente de Febre Oropouche (FO). Esta medida tem como objetivo reforçar a vigilância e detecção precoce de casos suspeitos em Cuiabá

Leia mais...

Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento Inicia Campanha de Vacinação Contra a Gripe

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (1) à tão aguardada campanha de vacinação contra a gripe. Com o objetivo de proteger a população mais vulnerável, a primeira etapa da campanha contempla idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e profissionais da saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município serão o ponto de acesso para a vacinação ao longo da semana. Em uma medida voltada para facilitar o acesso, as UBS estarão abertas às segundas e quartas-feiras das 07h00 às 21h00, proporcionando uma opção conveniente para aqueles que buscam serviços de saúde após o horário de trabalho; nos demais dias úteis, o horário de funcionamento será das 07h00 às 16h00.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Publicado em Sexta - 29 de Março de 2024

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue em abril. O anúncio da ampliação de localidades selecionadas para receber os imunizantes, com essa terceira remessa, tinha sido feito um dia antes pela pasta.

Leia mais...

Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Livramento lança campanha "Março Lilás" para prevenção do câncer de colo do útero

Publicado em Domingo - 24 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Livramento/MT iniciou neste sábado (23/3) a campanha "Março Lilás", voltada para a prevenção do câncer de colo do útero. O evento de lançamento ocorreu nos PSF Urbano do município e contou com a participação de dezenas de mulheres, que foram recebidas com um café da manhã e desfrutaram de uma série de serviços, incluindo sorteios de brindes, colocação de cílios, corte de cabelo e design de sobrancelhas. O atendimento continuará até às 13 horas de hoje.

A secretária de Saúde do município, Stefanne Carolynne Pereira Silva, enfatizou a importância da prevenção, ressaltando a necessidade de realizar regularmente o exame preventivo.

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Campanha de Vacinação contra Influenza terá início em 1º de abril em MT; imunizantes chegaram nesta semana

Publicado em Quinta - 21 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Mato Grosso terá início no dia 1º de abril (segunda-feira). A medida se deve porque as 264 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (19.03).

Leia mais...

Paciente que solicitou consulta ou exame pode procurar unidade de saúde mais próxima para atualizar dados

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Pacientes que solicitaram consultas ou exames podem procurar a unidade de Saúde mais próxima do seu local de moradia no município de Cuiabá para realizar atualização cadastral de seus dados e, com isso, facilitar o contato da Central de Regulação. A ideia é combater o absenteísmo de pacientes, que acabam faltando a exames e consultas.

Ao longo deste mês de março e do mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mutirões de exames de tomografia através da Central de Regulação. A atualização dos cadastros é essencial para que pacientes que precisam fazer tomografia participem do mutirão.

Leia mais...