Notícias MEIO AMBIENTE
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, alcançou 6.288 quilômetros quadrados (km²), valor que representa uma redução de 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023), informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6).
Corpo de Bombeiros alerta para aparecimento de animais peçonhentos em áreas urbanas
O início do período de chuvas em Mato Grosso acende o alerta para o surgimento de animais peçonhentos em áreas urbanas, especialmente nas residências. Diante disso, o Corpo de Bombeiros (CBMMT) orienta a população sobre os cuidados necessários ao se deparar com esses animais, como cobras, aranhas e escorpiões.
Ação integrada fiscaliza 17 fazendas no norte de MT e aplica cerca de R$ 24 milhões em multa
Dezessete fazendas localizadas no norte de Mato Grosso foram fiscalizadas nas atividades da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, no âmbito da Operação Amazônia 2024 e coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Sinfra informa que trânsito na MT-251 não será interrompido para obras nesta semana
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que não há previsão de interrupção no trânsito da MT-251 para a realização de obras no Portão do Inferno nesta semana. Interrupções poderão ocorrer apenas em caso de chuvas intensas (acima de 20 mm), seguindo protocolo de segurança.
Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal
O Rio Paraguai chegou ao seu nível mais baixo já medido, segundo o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), atingindo a marca de 62 centímetros abaixo da cota de referência. A série de medições foi iniciada pela Marinha em 1900, no posto de Ladário, junto à cidade de Corumbá (MS), na fronteira com Porto Quijarro (Bolívia).
Corpo de Bombeiros e Sema resgatam onça-pintada que caiu em poço desativado de fazenda
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) resgataram uma onça-pintada macho, adulto, na tarde desta sexta-feira (11.10), em Santa Cruz do Xingu. O animal havia caído em um poço desativado com cinco metros de profundidade, localizado em uma fazenda na zona rural do município.
Trânsito no trecho do Portão do Inferno voltará a ser interrompido em caso de chuvas intensas
A Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) retoma o protocolo de segurança para o trânsito no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. A medida foi adotada considerando o início do período chuvoso em Mato Grosso e o risco de deslizamentos de terra e vegetação sobre a pista.
Corpo de Bombeiros combate 21 incêndios florestais no Estado nesta quinta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 21 incêndios florestais no Estado, nesta quinta-feira (10.10). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
Mais de 120 agentes e 9 aeronaves combatem incêndio no Parque Encontro das Águas
Mais de 120 agentes, entre militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, brigadistas e servidores do Estado, combatem um incêndio em uma área de difícil acesso na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. Os agentes contam com apoio aéreo de nove aeronaves, além de máquinas e caminhões-pipa para as ações terrestres.
Corpo de Bombeiros extingue incêndio no Portão do Inferno e combate outros 23 nesta terça-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu o incêndio na região do Portão do Inferno, próximo a MT-251, nesta terça-feira (08.10). Mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, combatem 23 incêndios com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
O incêndio na região do Portão do Inferno foi declarado extinto pelos militares nesta terça-feira. A área segue em monitoramento por satélites pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, para retomar as equipes caso haja reignição do fogo.