Publicado em Quarta - 14 de Fevereiro de 2024

Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua defesa, pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) devolva seu passaporte, que foi apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga a existência de uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado no país.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

General defendeu rompimento institucional para manter Bolsonaro

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024

O general Augusto Heleno defendeu, durante a reunião da cúpula de governo do então presidente Jair Bolsonaro, rompimentos institucionais e uma “virada de mesa” antes das eleições de 2022. Na mesma reunião, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) manifestou preocupação com o risco

Leia mais...
@ Carolina Antunes/PR
@ Carolina Antunes/PR

Detalhes sobre tentativa de golpe de Estado expõem Bolsonaro e aliados

Publicado em Quinta - 08 de Fevereiro de 2024

O dia 8 de fevereiro foi o dia escolhido para a deflagração de uma operação da Polícia Federal (PF) que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e integrantes de seu governo, incluindo ministros de Estado e militares. Eles são investigados de formarem uma suposta organização criminosa para atuar na tentativa de golpe de Estado. A operação foi batizada de “Tempus Veritatis”, ou “Hora da Verdade” em tradução livre.

A operação foi deflagrada nesta quinta-feira (8) após o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, ter fechado acordo de colaboração premiada com investigadores da PF. O acordo foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e já recebeu a homologação do STF.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

Bolsonaro pediu e aprovou mudança em minuta que previa golpe, diz PF

Publicado em Quinta - 08 de Fevereiro de 2024

Investigação da Polícia Federal (PF) aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou mudanças na minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. A informação consta da decisão assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que autorizou mandados de busca e apreensão e prisão

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Pacheco: IA e reforma eleitoral são prioridades do Congresso em 2024

Publicado em Terça - 06 de Fevereiro de 2024

Ao discursar na abertura do ano legislativo de 2024, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elencou as pautas que serão prioridade nas duas casas legislativas neste ano, entre as quais, destacam-se a regulação do uso de inteligência artificial, a reforma das regras eleitorais e a limitação de decisões monocráticas dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Trabalharemos para aprimorar a maneira como atuam os poderes da República, inclusive Executivo e Judiciário, sempre prezando de nossa parte pelo diálogo e pelo respeito mútuo, algo essencial para garantir mais segurança jurídica e consequentemente o progresso sócio e econômico nacional”, afirmou.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Lira diz que Câmara não será inerte em ano eleitoral e cobra acordos

Publicado em Segunda - 05 de Fevereiro de 2024

O Congresso Nacional realizou nesta segunda-feira (5) cerimônia de abertura dos trabalhos em 2024. Em discurso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Casa não ficará inerte este ano em razão das eleições municipais e supostas disputas políticas entre os poderes.

Leia mais...
@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Pacheco pede lista de parlamentares monitorados pela "Abin paralela"

Publicado em Quarta - 31 de Janeiro de 2024

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou nesta quarta-feira (31) um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitando acesso à lista de parlamentares supostamente monitorados ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

Abin apura por que Ramagem não devolveu aparelhos da agência

Publicado em Sexta - 26 de Janeiro de 2024

Há quase dois anos a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tenta reaver o notebook e o aparelho celular que policiais federais apreenderam nessa quinta-feira (25), em um endereço ligado ao deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O parlamentar dirigiu a Abin entre julho de 2019 e março de 2022

Leia mais...
@CSBH / FPA
@CSBH / FPA

Comício símbolo das Diretas Já! completa 40 anos

Publicado em Quinta - 25 de Janeiro de 2024

Há 40 anos, no dia 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, centro da capital paulista, mais de 300 mil pessoas se reuniam durante o comício pelo voto direto para presidente da República. O evento não só deu visibilidade à campanha para a implementação do voto popular para a chefia do Poder Executivo, conhecida como Diretas Já!, como ficou marcado na história como símbolo de grande mobilização dos brasileiros, incluindo políticos, artistas, esportistas e trabalhadores de diversas categorias, contra a continuidade da ditadura civil-militar, que se estendia desde 1964.

Antes do evento da Praça da Sé, os comícios para chamar a atenção dos brasileiros para o tema começaram com pouca participação popular. O volume de participantes só aumentou com o maior apoio político e com o agravamento da situação econômica, no começo de 1984.

Leia mais...

Flávio Dino defende criação de Conselho Nacional das Polícias

Publicado em Terça - 23 de Janeiro de 2024

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (23) que sugeriu ao governo federal a criação de um Conselho Nacional das Polícias. Segundo Dino, a proposta foi enviada à Casa Civil da Presidência da República.

Leia mais...