Publicado em Sábado - 30 de Dezembro de 2023

Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Um incêndio acidental, que teve início nesta quinta-feira (28), atingiu os fundos da propriedade do Santuário dos Elefantes – Brasil (SEB), que tem aproximadamente 1.200 hectares e está localizada na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Leia mais...
@ Instagram/ Elefantes Brasil
@ Instagram/ Elefantes Brasil

Sinfra informa bloqueio total na Estrada de Chapada em razão das chuvas

Publicado em Terça - 26 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito na MT-251, região do Portão do Inferno, está totalmente bloqueado no momento. O bloqueio ocorre em razão das fortes chuvas que caem em Chapada dos Guimarães e visa garantir a segurança de todos.

Os motoristas que precisam fazer o trajeto entre as duas cidades devem buscar caminhos alternativos.

O trânsito só poderá ser liberado após o fim da chuva e de uma avaliação técnica por parte de equipes da Sinfra e da Defesa Civil, que irão verificar as condições de segurança da rodovia que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Leia mais...

Rota alternativa entre Cuiabá e Chapada deve passar por Campo Verde

Publicado em Terça - 26 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

Em razão do Bloqueio Total da MT-251, estrada que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães, motoristas que pretendem se deslocar entre as duas cidades precisam buscar a rota alternativa. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a rota entre as duas cidades passa pela cidade de Campo Verde

Leia mais...

Sinfra solicita que Estrada de Chapada seja interditada caso haja chuva na noite deste domingo

Publicado em Domingo - 24 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) solicitou à Defesa Civil do Estado que a rodovia MT-251, trecho do Portão do Inferno, seja totalmente interditada em caso de chuva no período da noite deste domingo (24.12).

Leia mais...

Sinfra informa que trânsito no Portão do Inferno foi liberado em meia pista

Publicado em Sábado - 23 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

O trânsito na região do Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, foi liberado em meia pista, no sistema de Pare e Siga, no início da tarde deste sábado (23.12). A Polícia Militar está controlando o fluxo no local 1,5 km antes do Portão do Inferno.

Leia mais...
Foto: Sema/MT
Foto: Sema/MT

Sema-MT embarga garimpo e aplica R$ 180 mil em multas durante ação de combate a extração mineral ilegal

Publicado em Quinta - 21 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Sema realizou ação fiscalizatória de combate a extração mineral ilegal na região Norte de Mato Grosso, resultando na aplicação de R$180 mil em multas. A ação ocorreu nos municípios de Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Apiacás, Paranaíta e Carlinda, que fazem parte do bioma Amazônia.

Leia mais...

Ação conjunta realiza 10 dias de fiscalizações ambientais na região médio-norte de MT

Publicado em Domingo - 17 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), concluíram na sexta-feira (15.12), mais uma etapa da Operação Amazônia, deflagrada para fiscalização ambiental nos municípios de Itanhangá, Nova Maringá, Porto dos Gauchos e região.

Durante 10 dias de trabalhos, realizados entre 05 a 15 de dezembro, foram fiscalizadas seis áreas, resultando na confecção de quatro autos de infração, quatro autos de inspeção, quatro termos de embargo, cinco termos de apreensão, sete termos de depósito e dois termos de destruição, e a apreensão de três armas de fogo.

Em uma das áreas fiscalizadas no município de Nova Maringá, as equipes flagraram dois homens, em um acampamento improvisado na mata, em posse de uma espingarda adaptada para calibre .22 e uma arma artesanal calibre .28.

Leia mais...

Wilson vai apresentar dossiê sobre o meio ambiente em MT na COP 30

Publicado em Quarta - 13 de Dezembro de 2023 | por Robson Fraga, Assessoria

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) disse nesta segunda-feira (11), que vai levar um dossiê robusto sobre a questão ambiental de Mato Grosso à COP 30, que será realizada em Belém do Pará, em 2025.

Em um bate-papo jornalistas, o parlamentar afirmou que "vai mostrar ao mundo fatos como a contaminação do Rio Guaporé, em Vila Bela da Santíssima Trindade, por garimpo ilegal; uso de água de cava garimpeira abandonada para abastecimento da população de Poconé, coração do Pantanal mato-grossense, e a devastação do rio Cuiabá que ainda recebe esgoto in natura de diversos municípios ao logo se seu curso, principalmente de Várzea Grande, na região metropolitana do estado.

Wilson também destacou o desmatamento ilegal e a falta de medidas mitigadoras para acabar com contínuos e anuais incêndios no Pantanal.

Leia mais...

Equipamentos apreendidos em ações ilegais vão para agricultura familiar

Publicado em Terça - 12 de Dezembro de 2023 | por Robson Fraga, Assessoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), sancionou a lei 12.342/2023. Ela obriga o estado a doar para a agricultura familiar tratores e demais maquinários e equipamentos apreendidos no combate à extração de minérios e ao desmatamento ilegais.

Leia mais...

Sinfra vistoria MT-251 após deslizamento de terra no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Publicado em Segunda - 11 de Dezembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom/Sinfra-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), assim que foi comunicada sobre o deslizamento de terras no Portão do Inferno, na MT-251, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, no início da tarde desta segunda-feira (11.12)

Leia mais...