Publicado em Terça - 26 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Sedec-MT

"É o pedaço mais preservado do mundo", afirma cineasta sobre parque estadual com maior concentração de onças

A concentração de onças-pintadas no Parque Estadual Encontro das Águas, administrado pelo Governo de Mato Grosso, demonstra o quanto esse refúgio no Pantanal mato-grossense tem a natureza conservada. Portando, segundo o cineasta e documentarista, Lawrence Wahba, a área pode ser considerada a mais preservada do mundo.

Com o apoio do Estado, que vai aportar R$ 3,5 milhões no documentário, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), nos próximos meses, eles devem concluir o filme

Leia mais...
Mayke Toscano/Secom-MT
Mayke Toscano/Secom-MT

@ Leonardo Mileno@CMBio
@ Leonardo Mileno@CMBio

Área usada pelo garimpo ilegal aumenta em 35 mil hectares, diz estudo

Publicado em Sexta - 22 de Setembro de 2023

A área ocupada pelo garimpo ilegal no Brasil cresceu 35 mil hectares em 2022 na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (22) pelo MapBiomas. O levantamento mostrou que esse crescimento ocorreu principalmente na Amazônia, que em 2022 concentrava a quase totalidade (92%) da área garimpada no Brasil.

Leia mais...
Madeira colhida de manejo florestal sustentável Foto: Cipem/MT
Madeira colhida de manejo florestal sustentável Foto: Cipem/MT

Sema-MT publica normativa que aprimora monitoramento da exploração florestal

Publicado em Sexta - 22 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Sema MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) publicou, no Diário Oficial de quinta-feira (21.09), uma nova normativa que aprimora o monitoramento dos planos de manejo florestal e supressões de vegetação em Mato Grosso, coibindo a possibilidade de fraude em processos ambientais.

Leia mais...
Foto: Sema-MT
Foto: Sema-MT

No Dia da Árvore, mutirão de limpeza em nascente será realizado nesta quinta-feira (21) em Cuiabá

Publicado em Terça - 19 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) vai realizar um mutirão de limpeza na nascente do CPA, em Cuiabá, nesta quinta-feira (21.09), às 7h, em comemoração ao Dia Nacional da Árvore.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Corpo de Bombeiros Militar extingue incêndio em barracão de algodoeira

Publicado em Quinta - 14 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ CBM-MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu um incêndio no barracão de uma empresa algodoeira, localizada na Avenida Perimetral das Samambaias, no bairro Industrial Norte, em Nova Mutum, nesta quarta-feira (13.09). O trabalho durou cerca de 22 horas.

Leia mais...
@ Ticiane Ribeiro/Opi.Isolados
@ Ticiane Ribeiro/Opi.Isolados

Amazônia reúne 22% das mortes de defensores da terra em todo o mundo

Publicado em Quarta - 13 de Setembro de 2023

Mais de um em cada cinco assassinatos de defensores da terra e do meio ambiente no mundo , registrados em 2022, ocorreram na Amazônia. No total, 177 pessoas perderam a vida em todo o planeta, sendo 39 (22%) na maior floresta tropical. É o que mostra levantamento da organização não governamental Global Witness

Leia mais...
Deputado Diego Guimarães (Republicanos), requerente da audiência pública e autor do projeto de lei n° 1622/2023 Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Deputado Diego Guimarães (Republicanos), requerente da audiência pública e autor do projeto de lei n° 1622/2023 Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Audiência pública discute projeto que quer proibir empresas de usarem garrafões exclusivos de água

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ AL-MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (11), para debater o projeto de lei 1622/2023, de autoria do deputado Diego Guimarães (Republicanos), que estabelece a obrigatoriedade do sistema retornável intercambiável para garrafões destinados ao envase de água mineral natural e água potável de mesa.

A proposta veda a produção e comercialização de embalagem retornável de uso exclusivo em todo o território mato-grossense, bem como a inclusão de marca moldada, seja da empresa envasadora ou do distribuidor, em novos garrafões destinados ao envase de água mineral natural e água potável de mesa. Conforme Diego Guimarães, a principal finalidade do projeto é assegurar liberdade ao consumidor para que possam adquirir a água da empresa que escolherem.

Leia mais...
@ TV BRASIL
@ TV BRASIL

Olhar voltado para a Amazônia ameaça sobrevivência do Cerrado

Publicado em Segunda - 11 de Setembro de 2023

O dia 11 de setembro marca o dia da savana mais biodiversa do planeta: o Cerrado brasileiro. O bioma ocupa 24% do território nacional e está presente em 11 estados e no Distrito Federal, indo do Paraná até Rondônia, passando por São Paulo, Bahia e Maranhão.

Leia mais...
@ Leonardo Mileno@CMBio
@ Leonardo Mileno@CMBio

Alertas de desmatamento na Amazônia caem 66% em agosto

Publicado em Quarta - 06 de Setembro de 2023

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal caíram 66,11% em agosto, comparados ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) nesta terça-feira (5), data em que se celebra o Dia da Amazônia.

Leia mais...
@ marcelocoumors/Instagram
@ marcelocoumors/Instagram

Ciclone deixa 22 mortos e causa enchentes na Região Sul

Publicado em Terça - 05 de Setembro de 2023

Até esta terça-feira (5), o ciclone extratropical formado no domingo (3) no Sul do país matou 21 pessoas no Rio Grande do Sul e mais uma em Santa Catarina.

Leia mais...