A revisão dos contratos e a forma como as organizações estão adquirindo medicamentos também foram assunto tratados na reunião
Governo inicia conversa sobre revisão de contratos com OSS
Durante a reunião, Marco Bertulio falou sobre a regularização dos pagamentos feitos às entidades pelo Governo do Estado e sobre o cumprimento do contrato, que prevê que o pagamento seja antecipado. “Estamos conversando como parceiros, por que temos o mesmo objetivo, que é dar um atendimento digno à população usuária e utilizar, de forma republicana, os recursos do Estado”, enfatizou.
A revisão dos contratos e a forma como as organizações estão adquirindo medicamentos também foram assunto tratados na reunião. “Sobre a compra de medicamentos, como compram em grande quantidade, queremos fazer um comparativo e diagnóstico para que nos auxilie nesse processo na Secretaria de Estado de Saúde, para termos um embasamento”, explicou Bertulio.
Os representantes das OSS também expuseram os problemas que encontraram junto a gestão passada, com relação a repasse de recursos, e os problemas estruturais que enfrentam atualmente nas unidades de saúde. Eles também questionaram a continuidade das OSS frente às unidades.
“Nossas equipes técnicas estão fazendo o levantamento de todas essas situações e iremos trabalhar para poder sanar, um a um, esses problemas. Sobre a questão da permanência das OSS, também estamos analisando todas as alternativas existentes para fazer gestão, pensando sempre, em primeiro lugar, na população que será atendida”, concluiu o secretário.
Para o diretor de Apoio da Sociedade Beneficente São Camilo, atualmente a frente do Hospital Regional de Rondonópolis, Geovani Freitas Neves, a reunião foi considerada produtiva, positiva e animadora. “Conseguimos tirar as incertezas e poderemos acalmar os ânimos de todos. Essa reunião veio consolidar as parcerias que foram deixadas em aberto, tanto das dificuldades de 2014 quanto na expectativa para 2015. Pudemos ouvir do secretário o que ele espera das OSS para essa caminhada de parceira neste ano”.
Participaram também da reunião o representante da Associação Congregação de Santa Catarina (Hospital Regional de Cáceres), Mário Rodrigo Kaori, e os representantes do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (Hospital Regional de Sorriso), diretor executivo corporativo Naírio Augusto Pereira Santos e o diretor executivo Diogenes Ticiani Couto.