Rotor de usina hidrelétrica de Mato Grosso pode interromper parcialmente BR-163
O equipamento trafega pela BR-163 durante duas horas, em uma média de 15 quilômetros por hora. Neste período, a rodovia é interrompida nos dois sentidos. Após isso, o tráfego é liberado durante uma hora para aliviar o represamento de veículos. A média de deslocamento da carga, em casos onde não há ocorrências, é de 50 quilômetros por dia, sempre trafegando entre 8h e 17h.
A concessionária que realiza obras na BR-163, Rota do Oeste, fará a organização do fluxo dos veículos na rodovia nos momentos de parada do veículo especial que transporta o rotor no trecho de concessão. Um carro da concessionária acompanhará o transporte.
Percurso
Para chegar à usina em Mato Grosso, o rotor sai de Taubaté, no interior de São Paulo, e passa pelo porto de Santos, seguindo por mar até o porto de Montevidéu, no Uruguai, para depois embarcar em uma balsa pela Hidrovia Paraguai-Paraná até Cáceres, a 220 km a oeste da capital. Na sequência, ele segue por terra, começando pela BR-070 e depois pela BR-163. Mais um rotor está previsto para chegar à usina, que é composta por cinco equipamentos iguais a este.