Governo quer construir a Casa da Mulher Brasileira.
Outro assunto abordado foi a Casa da Mulher Brasileira, um espaço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, com objetivo de facilitar o acesso delas aos serviços especializados de atendimento.
A implementação da ‘Casa’ é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, criado pelo Governo Federal em 2013, por meio do Decreto nº. 8.086.
Os recursos para a construção da Casa da Mulher Brasileira estão garantidos pela Medida Provisória 615, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em outubro de 2013. A casa integra-se à Rede de Atendimento, concentrando os principais serviços.
Além de Recepção, acolhimento e triagem, a mulher recebe apoio psicossocial, tem acesso a delegacia especializada, juizado especializado em violência domestica e familiar contra as mulheres, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção e autonomia econômica, espaço de cuidados das crianças com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.
A implantação da Casa da Mulher Brasileira no estado de Mato Grosso é um compromisso da primeira-dama para com os mato-grossenses. “Vamos buscar informações junto a Secretaria de Políticas para as Mulheres na Presidência da Republica para que, assim como os demais estados,o Mato Grosso tenha esse espaço de atendimento especializado para essas mulheres”, declarou Samira Martins.