Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 27 de Janeiro de 2015 às 13:35
Por: Da Redação

    Imprimir


 O Espaço Cidadania “João Paulo II da Assembleia Legislativa atendeu, no período de fevereiro a novembro do ano passado, 14.971 pessoas. O setor mais procurado, de acordo com o relatório emitido pela Ouvidoria Geral da Casa, foi a Defensoria Pública com 5.169 atendimentos. O espaço realizou ainda, em quatro municípios, 38 mutirões.

“Esses números surpreendem e nos animam a trabalhar mais. Isso demonstra que o serviço prestado à população mato-grossense é de excelência. Isso porque, a Mesa Diretora tem dado todas as condições para que o cidadão seja atendido com rapidez e qualidade”, explicou o ouvidor-geral do Parlamento estadual, Valdenir Rodrigues Benedito.

Nas ações desenvolvidas pela Defensoria Pública, a mais procurada foi a de atividades extrajudiciais com 3.094 solicitações, seguida pelo de registros públicos com 2.003 atendimentos. A vara de família e sucessões com registrou 72 procuras.

Os serviços prestados pela Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública tiveram um total de 4.907 atendimentos. A maior procura foi para a retirada da segunda via do Registro Geral (RG) para a primeira via do RG foram solicitados 1.377 pedidos. Já as pessoas atendidas que solicitaram atestados de antecedentes criminais o número foi de 840.

Outro setor bastante procurado pela população foi a Superintendência Regional do Trabalho - órgão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Ao todo foram realizados 3.074 atendimentos. Para a confecção da primeira via de carteiras de trabalho foram atendidas 2.099 pessoas. À segunda via do documento foram solicitados 725 pedidos. Para a emissão recadastrada - quando as páginas da carteira são totalmente preenchidas - houve 250 solicitações.

Além dos atendimentos feitos na sede do Legislativo estadual, o Espaço Cidadania realizou 38 mutirões em quatro municípios: Várzea Grande, Livramento, Santo Antônio e Juara. Ao todo, foram feitas 497 solicitações, a mais requisitada foi à confecção da primeira via do RG - 255 pedidos a Defensoria Pública foi procurada por 130 pessoas e mais 112 pessoas recorreram para a produção de Carteira de Trabalho.

O ouvidor-geral disse ainda que a isenção de pagamento é voltada para as pessoas sem renda ou que o salário não ultrapasse a três mínimos. Já os menores de idade, para serem isentos ao solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade, precisam comprovar a condição financeira com comprovante de renda do pai ou da mãe. Hoje, a taxa cobrada por lei para a solicitação da segunda via do RG é de R$ 35,19. À solicitação de Atestado de Antecedentes Criminal, o valor cobrado é de R$ 35,19.

Entre os 38 mutirões realizados pela Sejusp/Politec e pela Superintendência Regional do Trabalho, está o de Cuiabá. Para as confecções de Carteiras de Identidade à primeira via e à segunda via foram, respectivamente, 1.037 e 299 pedidos. Já o atendimento para as 1ª e 2ª vias de Carteiras de Trabalho foi de 485.

O Espaço Cidadania foi criado e instalado nas dependências do Legislativo estadual em 2005. No ano passado, por exemplo, foram realizados pelo menos 10 mil atendimentos tanto ao público interno como externo





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/10234/visualizar/