Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 21 de Janeiro de 2015 às 08:25

    Imprimir


 O Ganha Tempo no Centro de Cuiabá deve ser reestruturado ainda em 2015. A intenção da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) é de promover a modernização e humanização do atendimento, que atualmente é realizado de forma bastante precária. As mudanças no complexo de serviços, que atende cerca de 800 pessoas por dia, devem começar a ser implantadas ainda no primeiro semestre.

 O secretário Valdiney de Arruda recebeu um relatório do diretor geral da Polícia Técnica (Politec), Rubem Massao Okada, contendo todos os problemas que geram demora na emissão de carteiras de identidade no Ganha Tempo, serviço que registra a maior demanda do complexo(120 a 170 pessoas por dia).

“Temos pouco espaço, baixo número de papiloscopistas, todo o processo ainda é feito de forma manual e bastante precária. O resultado disso é a grande insatisfação do cidadão, que leva até três horas para chegar ao guichê e concluir o atendimento”, explanou Okada, que estava acompanhado do diretor adjunto Reginaldo Rossi e do diretor de Identificação, Ailton Machado.

Além das demandas, o grupo também apresentou ao secretário Valdiney de Arruda sugestões de ações que possam modernizar e humanizar o atendimento no posto da Politec, a começar pela implantação um sistema digital de emissão de carteiras de identidade.

“Para isso será necessário a aquisição de kits biométricos para coleta de impressões digitais, escaneamento de documentos e, inclusive, confecção instantânea de fotografias”, pontuou Reginaldo Rossi. Ele observou que todo o processo, então, passaria a ser informatizado, garantindo mais condições de trabalho aos servidores e, principalmente, atendimento digno ao cidadão.

Os diretores da Politec ainda sugeriram a inclusão de digitadores na equipe que trabalha no posto do Ganha Tempo e que seriam treinados e monitorados pelos papiloscopistas. A ampliação da equipe também agilizaria o atendimento.

A par das dificuldades da Politec, inclusive de orçamento – são apenas R$ 1,8 milhão para 2015 -, Valdiney se comprometeu em estudar a possibilidade de ampliar o termo de cooperação já existente com o órgão. O secretário antecipou que uma equipe de técnicos já está elaborando um planejamento estratégico que prevê a repaginação do Ganha Tempo, com melhoria da rede elétrica e hidráulica, e da rede de dados.

Valdiney e a secretária adjunta de Trabalho e Emprego, Ivone Rosset, aproveitaram para reivindicar a criação de um posto de emissão de carteiras de identidade no Sine. Rubem Massao Okada confirmou a possibilidade caso a Setas viabilize uma equipe de digitadores. “Novas reuniões serão agendadas para alinhar as ideias e buscar mecanismos para coloca-las em prática”, concluiu o titular da Setas. 




Fonte: Secom MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/10335/visualizar/