Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Segunda - 27 de Junho de 2016 às 10:24
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Ilustrar
O novo local de realização do Triatlhon Coronel Celso Barbosa agradou aos atletas participantes da prova e ao público presente no evento. A prova foi realizada no domingo (26.06), no Parque Tia Nair, em Cuiabá, após sete edições realizadas na Avenida Beira Rio, às margens do rio Cuiabá.

Com 66 anos e presente em todas as provas anteriores, Carmencita Hokumura, é uma das atletas que elogiou a alteração. “Tudo aqui ficou muito bom. A parte da prova, o espaço para os atletas e a presença do público. Lá não tinha essa participação e, para nós atletas, esse apoio ajuda muito na hora das passagens das baterias”, disse.

Além disso, segundo Carmencita, a mudança trouxe mais dinamismo à prova e fez com que o atleta demonstrasse maior capacidade técnica e condicionamento físico.

“Antes, como a parte de natação era feita no rio, tinha a correnteza que, muitas vezes, não representava o real condicionamento do atleta, naquele momento da prova. Aqui não, como é água parada, dentro de um lago, o participante não conta com a ajuda da correnteza”, avaliou.

Tal dinamismo também foi citado pelo coordenador geral da prova, major Alessandro de Jesus. Segundo ele, este ano o evento ficou ainda mais seguro aos atletas. “A ausência de correnteza ampliou a segurança dos atletas no momento da natação e a pista plana, contribuiu para integridade física dos atletas, com menos chances de quedas na etapa de corrida e ciclismo”, explicou.

Para o comandante-geral da PM, coronel Gley Alves, a escolha do local permitiu maior aproximação da população junto à instituição. “Foi uma opção excelente. Vejo que aqui houve essa maior integração entre o público e os participantes. E isso é muito importante, pois aproxima ainda mais a população junto a nossa instituição”, enfatizou Alves.

Classificação

Na classificação geral masculina, o melhor tempo foi do atleta Matheus Henrique Marcelino Cunha, com 1h03min23s; seguidos por Daniel Moretti de Souza, com 01h03min28s e Cristiam André Suzin, com 01h04min17s.

Na geral feminina os melhores tempos ficaram com Tatiane Bussiki, com a marca de 01h22min02s; seguida por Izadora Ledur de Souza, em 1h22min49s e Fernanda Verniano, com 01h24min58s.

Na categoria militar, no feminino houve somente uma participante, a tenente PM Raissa Helena Amorim, que completou a prova em 01h28min21s. No masculino, o primeiro lugar ficou com o coronel PM Zaqueu Barbosa, com o tempo de 01h11min51s, seguido pelo soldado PM Tawie de Abreu Freitas, com o tempo de 01h13min16s. Em terceiro ficou o tenente PM Marcelo Gusmão Oliveira, com a marca de 01h18min48s.

Homenagem

Nesta edição, além da mudança do local da prova, a PM também renomeou a prova dando a ela o nome do seu idealizador, coronel PM Celso Henrique Barbosa, que morreu em 1º de março deste ano, após atropelamento ocorrido no dia 20 de fevereiro do mesmo ano.

Além de organizar, ele era fiel participante. E, de acordo com o comandante-geral da PM, coronel Alves, a mudança do nome da prova foi em virtude do que o oficial representou para a PM. “Ele foi um entusiasta da prática desportiva, dentro e fora da instituição. Foi uma homenagem justa a ele e à família”, pontuou.

 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1142/visualizar/