Comarcas mais econômicas serão premiadas
Segundo a Portaria nº 311/2016 da Presidência do Tribunal de Justiça, expedida em 6 de junho de 2016, o ranqueamento será obtido com base no comparativo entre as comarcas de mesma entrância. Para isso, os gestores de pacote deverão encaminhar o resultado das despesas à equipe guardiã do método até o dia 20 do mês subsequente ao do fechamento das contas.
No mês de outubro, em sessão plenária, será feita a entrega dos selos de reconhecimento às comarcas que atingirem a meta determinada pela administração, no período de 1º de abril a 30 de setembro de 2016.
Para atingir o selo bronze, a comarca deverá atingir a meta de redução de duas despesas, das quatro definidas. Para obter o selo prata, a comarca deverá reduzir três despesas. E para alcançar o selo ouro, será preciso atingir a meta das quatro despesas de aferição. E, por fim, para conquistar o selo diamante, a comarca deverá atingir as quatro metas definidas pela administração, bem como estar ranqueada em primeiro lugar na entrância.
A portaria determina ainda que as comarcas que receberem os selos de reconhecimento ouro serão contempladas com uma palestra motivacional e aqueles que receberem os selos de reconhecimento diamante serão contemplados com um treinamento personalizado de até três dias. Ambos serão realizados no fórum da comarca.
Conforme a assessora de Planejamento da Coordenadoria de Planejamento do TJMT (Coplan), Vera Lícia de Arimatéia Silva, o resultado do ranking será coletado até outubro e a premiação deverá ser entregue até o final de novembro. “Nós, da Coordenadoria de Planejamento, juntamente com a Escola dos Servidores, estamos montando um projeto para atender as comarcas na premiação. A nossa preocupação é que seja uma premiação compatível com o período e a quantidade de despesas selecionadas. Lembrando que são apenas seis meses de disputa e quatro despesas. Ainda é uma fase piloto, mas futuramente queremos melhorar a estrutura, incluindo novas despesas e melhorando as premiações”, salientou.
Vera destacou ainda que os prêmios terão caráter mais pessoal e de desenvolvimento humano. “Queremos levar aos servidores conhecimentos que os auxiliem não apenas no ambiente de trabalho, mas principalmente na vida pessoal. A nossa preocupação de levar os cursos e palestras até as comarcas é para agraciar o maior número de pessoas possível. Já identificamos que tem entrância na atual conjuntura com vários selos prata e tem muita possibilidade de selo ouro. Basta um esforcinho de uma ou outra despesa para chegar à meta. Este é o momento de correr atrás! Atitudes como esquecer o ar-condicionado ligado ou a luz acesa não são compatíveis com o projeto. Todos estão se monitorando e fiscalizando para reduzir cada vez mais as despesas”, finalizou.