Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
HABITAÇÃO
Terça - 01 de Julho de 2014 às 21:11

    Imprimir


Divulgação
O Residencial São Benedito, situado região do bairro São Mateus, em Várzea Grande, deve ser inaugurado posteriormente à Copa 2014, disse na terça-feira (01.07) o secretário de Desenvolvimento Urbano, Tarciso Bassan.  "Não podemos precisar a data, mas esta inauguração pode ocorrer antes do final do ano. Isso se deve à urgência de minimizar o déficit habitacional do município, determinação expressa do prefeito Walace Guimarães. A Prefeitura de VG, juntamente com seus parceiros governamentais, já se adiantou bastante para consolidar parte dessa meta. Foram entregues unidades populares de porte graduado no município, a exemplo do Jacarandá, composto de 911 casas nas duas etapas".

O São Benedito, hoje com 75% de obra construída, composto por três etapas, abrange 1.295 casas populares (498 na 1ª etapa, 297 na 2ª e 500 na 3ª), enumerou Bassan. Ele garantiu que os demais residenciais várzea-grandenses (na fase de acabamento) serão igualmente entregues aos contemplados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida até o final de dezembro. Enquadram-se aí o Jequitibá (404 casas) e Colinas Douradas (duas etapas de 500 apartamentos). "Conforme afirmei, as datas de inauguração ainda não foram definidas, mas vamos entregá-los no fechamento deste exercício anual".

Tarciso Bassan observou que Várzea Grande é o município mato-grossense que mais recebeu casas desse programa federal, benefício resultante do empenho do prefeito Walace Guimarães em Brasília(DF), "com sinal verde do Ministério das Cidades", pontuou. De 2011 a março de 2014, foram entregues 1.411 casas nos Residenciais São Mateus (segunda etapa), 990 no José Carlos Guimarães, 500 no Solares Tarumã, 587 no Celestino Henrique Pereira, 315 no Gilson de Barros, 990 no São Mateus e 911 no Jacarandá.


"A tendência é de que esse ritmo de atendimento a VG seja sequencial, a fim de ampliar os benefícios à classe assalariada, carente. São imóveis destinadas a famílias de baixa renda, realmente necessitadas, em situação de vulnerabilidade social ou risco, a exemplo de moradores de áreas ribeirinhas, passíveis de enchentes, em lugares insalubres. A cada unidade habitacional entregue pelo MCMV, pode-se dizer que consolidamos um marco justiceiro. É o dever do município e direito constitucional dos brasileiros, reclame justificado de quem precisa de um teto próprio para abrigar a si e seus familiares. O prefeito Walace Guimarães tem seguido ao pé da letra essa cartilha de legítima cidadania".


O secretário ainda rebateu que a SMDH tenha disponbilizado chaves para os próximos residenciais a serem entregues. "Isso não existe. As chaves só serão entregues por ocasião da inauguração, não antes disso. Agora, se algumas casas do São Benedito e Jequitibá foram ocupadas indevidamente, por invasores, aí cabe uma ação judicial. Só não vamos intervir após a entrega oficial dos imóveis, ou seja: o proprietário é que deve zelar pelo seu patrimônio, para evitar que seja invadido. Não é atribuição da secretaria retirar eventuais invasores. Ao receber as chaves, os moradores devem providenciar sua mudança para evitar que isto aconteça".

 






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/11532/visualizar/