Mesário voluntário: Zonas Eleitorais do Estado firmam parcerias
Em Mato Grosso é necessária a participação de 25 mil mesários para a realização do pleito eleitoral. Até o momento, cerca de 2.700 voluntários já fizeram inscrição pelo portal do TRE-MT.
Parcerias:
A 9ª e 47ª Zona Eleitoral de Barra do Garças firmaram parceria com as faculdades: ABEC (Associação Barragarcense de Educação e Cultura) – UNIVAR, CATHEDRAL (Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia) - FACISA e Anhanguera.
A 22ª ZE de Sinop firmou parceria com a Fasipe (Faculdade Sinop), Unic Aeroporto e Unic Industrial.
Em Alta Floresta, o magistrado da 24ª ZE firmou convênio com a FAF (Faculdade de Alta Floresta), FADAF (Faculdade de Direito de Alta Floresta), UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), UNIGRAN extensão de Alta Floresta, UNOPAR e UNIP.
O juízo da 35ª ZE contou com a parceria das instituições de ensino: UNIP (Universidade Paulista do Objetivo) Pólo Juína, AJES (Faculdade de Ciências e de Administração do Vale do Juruena), além da Prefeitura Municipal de Juína/MT e da Secretaria de Educação do Município.
Na 41ª ZE de Araputanga foi firmado Termo de Cooperação para captação de mesários voluntários com a Fcarp (Faculdade Católica Rainha da Paz).
Já em Cuiabá e Várzea Grande, o TRE firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de Cuiabá por intermédio da Secretaria de Educação do Município, com a empresa Vivo e outras instituições de ensino para captação de mesários voluntários, entre elas: Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Universidade de Cuiabá (Unic), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Faculdade de Cuiabá (Fauc) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O TRE/MT também firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, para captação de professores e demais profissionais da rede de ensino como mesário voluntário. Os profissionais que aderirem à iniciativa, além de terem direito as folgas compensatórias previstas em lei, receberão certificado de horas de treinamentos e atividade práticas.
Benefícios:
Quem exerce a função de mesário tem benefícios, entre eles, folga em dobro para cada dia de trabalho na Justiça Eleitoral. Nas instituições de ensino, o acordo trará benefícios para os alunos, que receberão certificados de hora-aula pelos trabalhos prestados como mesário voluntário.
Inscrição:
Para trabalhar como mesário é necessário preencher alguns requisitos como ter 18 anos, não trabalhar na justiça eleitoral, não ser filiado a partidos e não ser parente de candidatos.
Interessados podem se inscrever pelo site: www.tre-mt.jus.br/ no link Eleitor/Mesário Voluntário. Para se inscrever, o eleitor deve inserir o número de seu título eleitoral e caso não o tenha, outros dados também serão aceitos (filiação e data de nascimento). Além disso, é necessário preencher o endereço completo para que a Justiça Eleitoral possa posteriormente, enviar a carta ou o mandado de convocação.