Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 01 de Maio de 2014 às 08:30

    Imprimir


O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) deu inicio á ação de padronização dos hidrômetros nos bairros.

A ação tem o objetivo de regularizar e combater o desperdício de água. Nesta terça-feira (29/04), diretores da autarquia acompanharam a realização do trabalho de padronização, na Rua Salin Nadaf, juntamente com a equipe da Cosmotron, empresa que irá realizar o serviço para o departamento.

Para o diretor presidente, Zelandes Santiago, a visita foi proveitosa, pois conseguiu identificar algumas situações de dificuldades que estão acontecendo na cidade. Ressaltou que os problemas técnicos devem ser relatados para buscar a viabilidade da solução.

Disse ainda que foram encontradas redes antigas, de amianto, que não são recomendado pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), muitos ramais de metal, de ferro oxidados pelo tempo de uso e ramais com mais de 10 anos em funcionamento, que devem ser substituídos por PVC, outro material usado, mais leve e higiênico.

“Essa ação esta sendo desenvolvida em combate ao desperdício de água. Várzea Grande é uma cidade que se encontra com o maior numero de desperdício, acima de 60%, precisamos ter uma solução de combate, e a padronização é uma delas. Tudo isso não é só uma questão econômica, e sim, também para regulamentar a economia de água.

Com o hidrômetro instalado no seu cavalete o cidadão terá mais cuidado com o uso do recurso hídrico”, destacou o presidente da autarquia.

O diretor comercial, Joacyr Barros, disse que está trabalhando junto com a diretoria de produção e operação para identificar os locais de maior necessidade para a troca e padronização do hidrômetro, que deve ter 25cm de altura e 15cm de distancia da parede, do lado de fora da casa.

Garantiu que a ação não será realizada de forma aleatória. “Estamos atendendo por regiões demarcadas, onde retiramos o hidrômetro antigo e colocamos um novo gratuitamente, mas se o consumidor de outras regiões quiser padronizar sua casa é só comprar o hidrômetro que o departamento faz a instalação gratuita”.

O gerente de padronização, Edvaldo Luiz Almeida Leite, pediu a colaboração da população para quando a equipe do DAE, devidamente uniformizada chegar a sua residência, pra a retirada do cavalete de dentro da casa, para colocar no lado de fora, que sejam compreensivos. “O contribuinte precisa muito nos ajudar nessa ação, vamos reparar todos os danos de parede ou calçadas danificadas, podem ficar tranqüilos a respeito disso”, ponderou.

Vanilda Lazaro Leão, moradora da região há 28 anos, parabenizou a ação e a gestão do departamento. Frisou que vem acompanhando os trabalhos realizados e fica feliz pelas iniciativas. Falou do abastecimento que vem melhorando, mas que também é preciso à conscientização da população sobre o desperdício.  “Minha residência foi padronizada, já mandei colocar até a grade para proteção, acho que a população tem o dever de fazer a sua parte também".

Segundo Zelandes Santiago, Várzea Grande precisa de mais de 40 mil hidrômetros para padronização total. A iniciativa está sendo realizada com a primeira etapa de mil hidrômetros na região central.

“Estamos com essa contra partida e com o Programa de aceleração e Crescimento (PAC II), vamos padronizar uma boa parte, mais ainda não será total. Os moradores da Rua Salin Nadaf, receberam bem a equipe, tiveram uma boa aceitação e viram com bons olhos a ação, que tem o objetivo principal da economia do recurso hídrico”, disse.

Santiago finalizou falando sobre a necessidade da padronização que vem de anos atrás, mas que infelizmente não deram a importância devida para a situação. Argumentou que grande parte dos hidrômetros já estão vencidos, com a necessidade da troca acima de 5 ate 10 anos de uso.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/12038/visualizar/