Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quinta - 13 de Março de 2014 às 14:19

    Imprimir


Arquivo
O Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, realiza Workshop em Mato Grosso, para capacitação de profissionais dos hospitais da Rede de Urgência com objetivo de promover a construção dos planos hospitalares de contingência para o evento Copa do Mundo Fifa 2014. O evento conta com a parceria do governo alemão e a Filantropia do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e deve capacitar 100 pessoas entre os dias 17 a 21 de março.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Jorge Lafetá, a capacitação visa aumentar a capacidade de atendimento rápido frente emergência de Saúde Pública, e vai envolver a Rede Hospitalar que faz parte do Plano Operativo da Saúde para a Copa. Profissionais da Rede Pública de Saúde e privada serão capacitados, envolvendo também os do Serviço Móvel de Urgência Samu 192. “A realização dos workshop faz parte da estratégia do Ministério da Saúde em preparar os profissionais de Saúde para o enfrentamento de ameaças, vulnerabilidades, além de servir para organizar a Rede de Atenção à Saúde da Região Metropolitano, com definições de atuação e estratégia a ser adotada.Caso ocorra uma emergência de Saúde os profissionais saberão encaminhar as pessoas conforme a sua necessidade porque a Rede estará organizada e preparada conforme definição de atuação de cada uma”, disse o secretário.

As unidades contempladas para participação do Workshop são, o Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral Universitário Júlio Muller, Pronto Socorro de Várzea Grande, Hospital Santa Helena, Hospital do Câncer, Hospital Estadual Metropolitano, Hospital Santa Rosa, Hospital São Matheus, Clinica Femina e Hospital Jardim Cuiabá.

O coordenador da Câmara Temática de Saúde da Secopa, Fabio Liberali, argumenta que as capacitações vão dar celeridade aos trabalhos da Câmara Técnica que já possui o planejamento das ações de promoção, prevenção, vigilância e assistência de serviços de Saúde. “Com aulas praticas vamos fazer simulações, e testar a nossa capacidade de atendimento com o que planejamos, se necessário promover as intervenções. Nossas ações foram planejadas em várias frente e níveis de atenção, exigindo assim ações articuladas intersetoriais e multiprofissionais “.

Os Workshops são realizados por meio do Host City Programm (HCP), programa alemão de cooperação do BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha) e da Engagement Global que visa promover intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras. Essas empresas enviarão equipes compostas por médicos especialistas em resgate e situações de emergência, bombeiros e paramédicos – funcionários das cidades-sede da Copa do Mundo da Alemanha. O Hospital Sírio-Libanês é o responsável pela viabilização dos workshops, sendo responsável pela logística para a realização do evento como a aquisição das passagens aéreas domésticas para as equipes alemãs, o material que será utilizado nos cursos, equipamentos para as apresentações, equipe e aparelhos de tradução simultânea em cada cidade e hospedagem das equipes. 

 

A Força Nacional do SUS (FN-SUS), criada em novembro de 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico, já atuou em 21 missões, sendo oito de desastres naturais, sete de apoio à gestão local nas diversas situações, quatro de desassistência e duas relacionadas à tragédias.

A Força Nacional do SUS (FN-SUS) conta com 12.869 voluntários, sendo que 1.470 já foram capacitados para atuar em situações de desastres, desassistência, surtos epidêmicos, tragédias e apoio à gestão. Atualmente, fazem parte da Força, 42 equipes assistenciais por semana epidemiológica para resposta às emergências em Saúde pública e apoio à gestão em eventos de massa. 






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/12493/visualizar/