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O termo de concessão foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira. Participaram do evento Silval Barbosa e o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz
Dilma e Silval lançam concessão da BR-163 em Brasília
O governador Silval Barbosa considera um momento histórico para Mato Grosso a assinatura do termo de concessão do trecho de 850 km da BR-163, entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, até Sinop. O termo de concessão foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira. Participaram do evento, além de Silval Barbosa e do governador do Distrito Federal representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e das empresas concessionárias. O contrato é válido por 30 anos. “Este é um momento único para o Estado", avaliou Silval Barbosa. "Ao recebermos investimentos deste porte. A parte de infraestrutura já está sendo resolvida, é uma luta desde o início da minha gestão”, disse. Animado com a cerimônia, no Palácio do Planalto, Silval Barbosa disse em tom descontraído que, para ficar melhor, deverão ser liberados os investimentos para viabilizar a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e para os trilhos da Ferronorte (Vicente Vuolo) de Rondonópolis a Cuiabá.
Dilma Rousseff fez questão de agradecer à presença de Silval Barbosa e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, além de integrantes da bancada federal mato-grossense, de outros estados envolvidos, e ministros. Na abertura, o ministro César Borges destacou a luta em dos Estados para a melhoria da infraestrutura, como é o caso de Mato Grosso. “O governador Silval Barbosa sabe da importância da concessão da BR-163. O primeiro objetivo é fazer com que o país passe pela modernização da infraestrutura e logística”. A BR-163 é a principal via de escoamento de grãos dos produtores mato-grossenses. Dilma Rousseff destacou que a concessão vai trazer melhorias significativas e esperadas há décadas pelos produtores, como a duplicação de pelo menos 10% da rodovia no primeiro ano.
A presidenta também anunciou a inclusão do trecho da BR-163, entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA), na próxima etapa de concessões de rodovias federais à iniciativa privada. “A concessão da via entre Sinop e o Porto de Miritituba mostra o acerto do ministro dos Transportes (César Borges). Temos agora a BR-163 concessionada em um dos trechos mais importantes dela, é algo importante para o desenvolvimento do país, é para se ter orgulho”, disse a presidenta . Além da BR 163 ela assinou outros dois contratos de concessão: a da MT-040 que liga Brasília à Juiz de Fora e o trecho da BR-163, da divisa com Mato Grosso do sul ao Paraná.
Dilma Rousseff frisou que, apesar de definido em outra época, durante o processo de industrialização do país, as rodovias ainda são o pilar das regiões produtoras de grãos, que precisam escoar a safra, como o Centro-Oeste. “O nosso desafio é construir infraestrutura logística. Ao longo do processo de industrialização do Brasil, houve uma opção clara pelo modelo rodoviário, agora estamos investindo em outros modais, mas não podemos descartar a importância das estradas, principalmente na região de produção, como todo o Centro-Oeste brasileiro”.
INVESTIMENTO - Estima-se que, com a concessão da BR-163, a Odebrecht invista em 30 anos R$ 4,6 bilhões no trecho. O grupo vencedor ofereceu uma tarifa de R$ 0,02638 por quilômetro de rodovia, representando deságio de 52,03% em relação à tarifa teto do edital, que era de R$ 0,0550. A concessionária deverá duplicar 453,6 quilômetros, sendo que o restante de responsabilidade da ANTT.
Dilma Rousseff fez questão de agradecer à presença de Silval Barbosa e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, além de integrantes da bancada federal mato-grossense, de outros estados envolvidos, e ministros. Na abertura, o ministro César Borges destacou a luta em dos Estados para a melhoria da infraestrutura, como é o caso de Mato Grosso. “O governador Silval Barbosa sabe da importância da concessão da BR-163. O primeiro objetivo é fazer com que o país passe pela modernização da infraestrutura e logística”. A BR-163 é a principal via de escoamento de grãos dos produtores mato-grossenses. Dilma Rousseff destacou que a concessão vai trazer melhorias significativas e esperadas há décadas pelos produtores, como a duplicação de pelo menos 10% da rodovia no primeiro ano.
A presidenta também anunciou a inclusão do trecho da BR-163, entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA), na próxima etapa de concessões de rodovias federais à iniciativa privada. “A concessão da via entre Sinop e o Porto de Miritituba mostra o acerto do ministro dos Transportes (César Borges). Temos agora a BR-163 concessionada em um dos trechos mais importantes dela, é algo importante para o desenvolvimento do país, é para se ter orgulho”, disse a presidenta . Além da BR 163 ela assinou outros dois contratos de concessão: a da MT-040 que liga Brasília à Juiz de Fora e o trecho da BR-163, da divisa com Mato Grosso do sul ao Paraná.
Dilma Rousseff frisou que, apesar de definido em outra época, durante o processo de industrialização do país, as rodovias ainda são o pilar das regiões produtoras de grãos, que precisam escoar a safra, como o Centro-Oeste. “O nosso desafio é construir infraestrutura logística. Ao longo do processo de industrialização do Brasil, houve uma opção clara pelo modelo rodoviário, agora estamos investindo em outros modais, mas não podemos descartar a importância das estradas, principalmente na região de produção, como todo o Centro-Oeste brasileiro”.
INVESTIMENTO - Estima-se que, com a concessão da BR-163, a Odebrecht invista em 30 anos R$ 4,6 bilhões no trecho. O grupo vencedor ofereceu uma tarifa de R$ 0,02638 por quilômetro de rodovia, representando deságio de 52,03% em relação à tarifa teto do edital, que era de R$ 0,0550. A concessionária deverá duplicar 453,6 quilômetros, sendo que o restante de responsabilidade da ANTT.
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Com Secom-MT
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