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ECONOMIA
Sexta - 17 de Junho de 2016 às 21:13
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

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Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT
Aproximadamente 1.900 beneficiários, entre servidores públicos ativos, inativos e pensionistas, que não possuem conta no Banco do Brasil ou possuem apenas conta poupança terão que abrir uma conta registro de salário na entidade financeira nos próximos dias.

A medida é necessária para evitar a suspensão temporária do recebimento dos salários e benefícios. Isto por que, a partir do dia 1º de julho, serão desativadas pelo Banco do Brasil as modalidades de pagamentos de salários por meio de DOC/TED e poupança, em razão do que estabelece a Resolução do Banco Central nº 3.402/06.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), Joelson Matoso, explicou que como o Governo do Estado possui um contrato de exclusividade para pagamentos de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas pelo Banco do Brasil, estes precisam ter, ao menos, uma conta registro de salário na entidade.

“É uma conta que não tem custo. Desde 2006, por meio da resolução do Bacen, o servidor pode fazer a portabilidade, ou seja, aqueles servidores que já tem conta em um banco e querem continuar trabalhando com seu banco não tem nenhum problema, desde que eles tenham uma conta salário no Banco do Brasil. Acontece que principalmente nas pensões por alimentos, os juízes determinam que as pensões sejam creditadas nas contas de outros bancos, então hoje nós temos um contingente de pensionistas que não têm conta salário no Banco do Brasil”.

No total são 1.895 beneficiários, sendo 1.792 pensionistas, 54 inativos e 49 ativos que deverão informar junto à Superintendência de Gestão de Pessoas da Seges a abertura da conta salário no Banco do Brasil até o dia 8 de julho de 2016.

“Quem quiser manter o recebimento no banco atual, não há problema, desde que ele assine um termo de portabilidade. Depois que fizer o procedimento, deverá levar a informação até a Seges para regularizar a situação dele no sistema. Caso isso não ocorra no tempo hábil, ele terá o pagamento do benefício suspenso até a regularização”, alertou o secretário adjunto.

 

Matoso ressaltou que apresentando à Seges os documentos que comprovem a abertura e o número da conta salário no Banco do Brasil, os servidores não terão por que se preocupar com o pagamento do benefício. “Se ele perder o prazo, irá receber no próximo mês retroativo ao mês que ele deixou de receber, mas queremos evitar que os servidores e os beneficiários tenham este transtorno, principalmente por que 90% dos casos são de pensionistas por alimento e na maioria das vezes dependem desses valores para sua subsistência”, concluiu.

Os servidores e pensionistas que tiverem alguma dúvida poderão entrar em contato pelo Disque-Servidor 0800-647-3633 ou pessoalmente, na Seges. Clique aqui para consultar o nome dos servidores e pensionistas que se encontram nesta situação.

 





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