Com 278 metros de extensão e em formato de alça, o viaduto localizado em frente à Sefaz vai servir como retorno aos motoristas que seguem sentido Centro – CPA.
Silval inaugura viaduto da Sefaz na manhã desta segunda-feira
Com 278 metros de extensão e em formato de alça, o viaduto localizado em frente à Sefaz vai servir como retorno aos motoristas que seguem sentido Centro – CPA. Além disso, será uma das três formas de entrar no Centro Político Administrativo pela Avenida Rubens de Mendonça, para isso foi criada uma faixa exclusiva, à direita. O tráfego será liberado na madrugada desta terça-feira (11).
De acordo com o secretário-extraordinário da Copa do Mundo - Fifa Brasil 2014 (Secopa/MT), Maurício Guimarães, cada sentido da avenida recebe em média 2.700 veículos/hora pico. Antes do viaduto, o tráfego intenso e o cruzamento de veículos na antiga rotatória resultava em longas filas e muito tempo perdido.
Mas tanta dificuldade agora é pagina virada na vida de Michelle Correa, 29. Funcionária da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), ela passa quatro vezes por dia pelo local e estima reduzir em dez minutos o tempo para chegar ao trabalho. “Sou do bairro Morado do Ouro e agora devo levar apenas cinco minutos entre minha casa e o trabalho”, comemora.
Quem também espera muito pela obra é Maíra Melo. Enquanto o semáforo estava fechado, ela observava de longe a inauguração do viaduto e checava o panfleto distribuído pela Secopa sobre as alterações no trânsito. “Vai desafogar esse trecho da avenida e ficará muito bom para nós que moramos por perto. Passo por aqui quase todos os dias”, conta.
Recordando o trajeto percorrido pela administração pública para a execução dos projetos de mobilidade urbana, Silval Barbosa destaca que o Governo do Estado foi além do pacote de obras previsto na matriz de responsabilidade. “Fomos para mais de 50 projetos só na Região Metropolitana, além de outros projetos no interior do estado, como o MT Integrado”, disse o chefe do Executivo, acrescentando ainda a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, que vai dobrar a capacidade de passageiros, passando para cerca de cinco milhões por ano.
Homenagem - O elevado com o nome "Viaduto Jamil Boutros Nadaf" é uma homenagem in memória ao empresário e ex-presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT). Pai do secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, Jamil nasceu na República Árabe da Syria, em 1925. Veio para o Brasil em 1948 e em 1951 instalou a primeira perfumaria na capital mato-grossense, a Casa Nadaf. Entre 1985 e 2004, Jamil Nadaf atuou na administração do Sistema Fecormércio/Sesc e Senac.