População já sente benefícios da primeira obra do MT Integrado
O chão preto, de asfalto novo, anuncia que muita coisa mudou em Canabrava do Norte (1.132 km de Cuiabá). Lá, na sexta-feira (24), foi inaugurada a primeira obra do MT Integrado, a pavimentação de 22 quilômetros da MT-412. O asfalto da rodovia facilita o acesso à cidade pela BR-158, tira os moradores do isolamento e gera oportunidades para o município.
Nove meses se passaram desde o lançamento da obra, em abril de 2013, e as mudanças vão além do asfalto escuro. Quem conhecia a cidade antes da obra percebe, logo no início da avenida principal, que novos investimentos vêm sendo feitos em Canabrava do Norte. Os lojistas estão ampliando e melhorando seus estabelecimentos comerciais.
“A cidade ganhou fôlego. Antes estava apagada”, diz a moradora Salma Souza Botelho, 49, que há dez anos vive no município - localizado na região do Araguaia. Para ela, depois do asfalto a cidade começou a mudar de cara. “Têm muitas construções na cidade, casas novas. Isso tudo valoriza o lugar onde a gente mora”.
Na avaliação do prefeito Valdez Viana Nunes, a pavimentação da MT-412 vai “sanar metade dos problemas do município”. Segundo Nunes, aumentou o fluxo de pessoas no município, tanto de empresários quanto de turistas. Com a facilidade de acesso, moradores das cidades vizinhas começaram a frequentar a represa que existe na cidade. “É um potencial turístico e agora pretendemos investir neste setor”, defende o gestor municipal.
A pavimentação também trouxe tranquilidade para quem é agricultor e tem propriedades no entorno da cidade. O tempo que o produtor rural Valmir Barbosa, 52, gastava para transportar produtos entre Canabrava do Norte e Confresa caiu de duas horas para 40 minutos. “Isso também significa economia para nós produtores. Agora para buscar uma peça em Confresa fica muito mais rápido e fácil”.
Valmir lembra ainda que asfalto também oferece mais segurança à população quando o assunto é saúde. “Recentemente meu irmão sofreu um ferimento e em pouco tempo estávamos no hospital, em Confresa, para ele fazer uma cirurgia”, relata o agricultor.
“A gente vê a satisfação das pessoas. Só quem mora aqui, vive o dia-a-dia da cidade sabe a importância dessa obra”, comemorou o governador Silval Barbosa. “Até o fim do ano nós queremos inaugurar cerca de 1.200 quilômetros de asfalto. A satisfação da população é o que importa, é ver as pessoas contentes com o que o Governo está fazendo”, destacou Silval.