Durante oito dias, a capital mato-grossense receberá profissionais de diferentes estados do Brasil, inclusive, a participação de Geraldo Passos
Cuiabá sedia Encontro dos Artistas do Picadeiro da Arte Circense
Cuiabá sedia entre os dias 03 e 10 de dezembro o “1º Encontro dos Artistas do Picadeiro da Arte Circense”. O evento acontece na Praça da República com a partilha de experiências culturais entre palhaços amadores, palhaços profissionais e a população em geral. Serão realizadas gratuitamente oficinas artísticas e apresentações em diferentes horários para todas as idades com intercâmbio de experiências e muitas gargalhadas, no Palácio da Instrução, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).
Durante oito dias, a capital mato-grossense receberá profissionais de diferentes estados do Brasil, inclusive, a participação de Geraldo Passos, popularmente conhecido como palhaço Biribinha, com passagens no Programa Domingão do Faustão.
O encontro inédito na capital vai promover a qualidade e criatividade artística com muita diversão e alegria. “Rir e criar”. Esta será a receita os que os espectadores e participantes se sintam renovados, com muita vontade de viver.
O produtor do Encontro, Ilson de Oliveira observa que a arte do fazer circense não está mais presa ao espaço do picadeiro, imersa pelas lonas coloridas. Para ele, nesse momento, o mais importante é buscar expandir suas fronteiras, atravessando os limites do clássico, ocupando novos espaços.
“O nosso objetivo é encontrar novas platéias dentro dos lugares públicos de Cuiabá, fazendo com que arte seja sempre vida. Vamos promover a troca de informações, conhecimentos e vivências entre artistas experientes e iniciantes”, destacou Ilson.
Entre as companhias confirmadas para comandar as apresentações estão: Cia Volta Seca - Anápolis/GO; Trupe Peripécias da cidade de Osasco/SP; Circo Teatro Biriba/SC; Cia Theatro em Cena - Cuiabá/MT; Trupe O Menino Rei – Cuiabá/MT, Trupe - Patrulha do Trânsito – Várzea Grande/MT; Intervenção Urbana Circense com Tatau escola de Circo.
De acordo com Ilson, o encontro contará com oficinas direcionadas a voluntários que queiram atuar e se vestir de palhaços para auxiliar no tratamento de pacientes hospitalizados. Ilson salienta que a o estresse gerado nos pacientes interferem diretamente no humor e no comportamento do hospitalizado, por isso a importância da ação. “São muitos os pacientes que precisam do tratamento chamado Riso e para quem quiser ajudar essa é a oportunidade de aprender a levar alegria a quem precisa”, pontuou.
Oficinas
1º - Oficina: O Olhar do Nariz Vermelho – Ministrante Renato Paio
Cidade Osasco/ SP.
Horário – 8h ás 11h30 datas 03,04 05 de dezembro no período matutino.
2º - Oficina: Dr Alegria A Importância da Risoterapia em Hospitais – Ministrantes Geraldo Passo - Cidade Santo Amaro da Imperatriz/SC
Dias – 06, 07 e 08 de Dezembro no período matutino
Horários – 8h ás 11h30.
Intervenção Urbana – (perna-de-pau, pintura circense, corda bamba, o uso do Nariz de Palhaços dentre outras brincadeiras - Com as Palhaças: Minhoca, Prejuízo e Circo Escola Tatau/MT - Sexta (06) e Sábado (07) e no dia 10 de Terça.