Senai-Várzea Grande recebe unidade móvel de Automação Industrial
Com o objetivo de atender as necessidades de qualificação profissional das indústrias de Mato Grosso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Várzea Grande), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), recebeu, esta semana, a segunda Unidade Móvel de Automação Industrial. Ao todo, serão quatro unidades que fazem parte do ‘Programa Senai de Apoio a Competitividade da Indústria Brasileira’.
As salas de aula móveis funcionam como uma extensão do curso de Automação e poderão ser utilizadas no Senai-VG como apoio ao curso, dentro das indústrias, facilitando o acesso dos trabalhadores à qualificação profissional ou, ainda, nas localidades onde não existam unidades do Senai-MT. Serão atendidos os cursos de Pneumática Básica, Eletropneumática Básica e Proporcional, Hidráulica Básica, Eletrohidráulica Básica e Proporcional e Controladores Lógicos Programáveis (CLPs). Para isso, estão presentes no interior da unidade, uma sala de aula com capacidade para 16 alunos, oito computadores, um datashow e um quadro branco.
Estarão disponíveis, ainda, duas bancadas de pneumática e eletropneumática, que abrangem desde os conceitos e práticas básicas, até aplicações de Pneumática Proporcional com recursos informatizados de simulação e interfaceamento com Controladores Lógicos Programáveis. Duas bancadas de hidráulica e eletrohidráulica, que abrangem desde os conceitos e práticas básicas, até aplicações de Hidráulica Proporcional com recursos informatizados de simulação e interfaceamento com CLPs. Uma bancada mecatrônica MSP, composta por um robô e quatro estações de trabalho, que juntas reproduzem um processo de manufatura industrial e quatro CLPs, que podem ser usados na programação, acionamento e controle das bancadas pneumáticas e de mecatrônica.
A área de Automação é fundamental para qualquer indústria, pois tem como objetivo aumentar a eficiência dos processos e maximizar a produção com o mínimo de recursos possível. De acordo com a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, as unidades possibilitam, de forma flexível, a ampliação da oferta da educação profissional e o estímulo à inovação. “Hoje, boa parte das ideias inovadoras surgem no ambiente da automação industrial. Queremos que os nossos estudantes tenham acesso ao que existe de mais moderno, para que eles deixem as salas de aula em condições de criar e ser proativos no ambiente onde irão trabalhar, ajudando a empresa na obtenção de resultados”.