Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 01 de Novembro de 2013 às 17:53

    Imprimir


A Carreta de Saúde percorre o Brasil promovendo a detecção e o tratamento da hanseníase, doença infecciosa que deveria estar erradicada, mas coloca o Brasil em 2º lugar no ranking dos países com mais casos novos. Na segunda-feira, dia 04, a Carreta chega à Cuiabá e presta o serviço no combate à hanseníase à toda população. Patrocinado pela Novartis, o caminhão itinerante possui cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da hanseníase e distribuição dos remédios. Com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa da Novartis já diagnosticou mais de 1.950 casos em 137 cidades brasileiras.

Considerado um Estado hiperêndemico em hanseníase pelo Ministério da Saúde, Mato Grosso registrou 2.450 novos casos da doença em 2012. A Carreta já passou por seis cidades do Estado e agora, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, chega à capital para prestar o serviço gratuito.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos houve redução de 26% nos casos de hanseníase e aproximadamente 80% dos novos casos diagnosticados foram curados. Entretanto, a doença ainda está presente em 56% das cidades brasileiras e é endêmica no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com quase 34 mil pacientes, representando 15,4% de todo o planeta.

O itinerário 2013 da Carreta teve início em abril e já passou por mais de 15 cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. A iniciativa reforça a missão da Novartis em colaborar com o “Plano de Ação Estratégico de Eliminação da Hanseníase” do Ministério da Saúde para combater a doença no Brasil, por meio de ações educativas, além do diagnóstico e tratamento.

Para tratar a doença, a Novartis fornece a poliquimioterapia (PQT) há mais de uma década, via Organização Mundial da Saúde (OMS). A PQT está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil e, além de curar a hanseníase, interrompe sua transmissão e previne as deformidades. Desde 2000, foram doadas pela Novartis mais de 4 milhões de unidades e 600 mil pacientes foram curados no país. Globalmente, a Novartis já investiu mais de US$ 80 milhões em ações de combate à hanseníase.

Para o presidente da Novartis Brasil, Adib Jacob, “uma das filosofias da empresa é a responsabilidade social e, por isso, sempre estivemos comprometidos com a eliminação da hanseníase em todo o mundo”, afirmou. Adib acredita que a Carreta fortalece o esforço da Novartis, que trabalha em conjunto com os setores públicos de saúde na eliminação da doença.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium leprae, parasita com intracelular, com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, podendo se multiplicar.

Os sintomas são sensibilidade ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas na pele, febre e mal estar. O tratamento é feito por meio de antibióticos com duração de 6 meses a 1 ano.

Disclaimer

As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/13521/visualizar/