Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 10 de Junho de 2016 às 20:02
Por: Redação Ta c/ Secom/VG

    Imprimir


Foto: SECOM VG
Novo espaço tem por objetivo promover ações voltadas à valorização e promoção dos direitos das mulheres
Novo espaço tem por objetivo promover ações voltadas à valorização e promoção dos direitos das mulheres
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, participou na manhã (10), da inauguração da Sala da Mulher Várzea-Grandense, implantada na Câmara Municipal do Município. O novo espaço tem por objetivo promover ações voltadas à valorização e promoção dos direitos das mulheres. Como explica a coordenadora da Sala da Mulher, Valdenice Silva do Nascimento, as ações não ficarão restritas somente ao ambiente interno da Casa de Leis, “iremos promover a integração entre as senhoras de parlamentares, as vereadoras junto às mulheres varzeagrandenses na garantia de seus direitos civis, políticos e sociais da plena cidadania”.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos disse, durante a solenidade de inauguração da Sala da Mulherque Várzea grande está a frente no seu tempo, tanto é que ela é a segunda prefeita deste Município. Em décadas passadas, Sarita Baracat de Arruda governou a cidade em época em que quase não havia nenhuma participação da mulher na política administrativa.

“Por isso exalto aqui minha satisfação enquanto mulher de participar da inauguração da Sala da Mulher da Câmara Municipal de Várzea Grande, um poder que reconhece a necessidade de estarem abertas às diferenças”, afirmou a prefeita.

Criada através do Projeto de Resolução nº 06/2014, a Sala da Mulher será um novo braço social da Câmara de Várzea Grande, com ações das mais diversas e voltadas para a sociedade, como: palestras, produção de materiais informativos, eventos solidários, visitas à instituições filantrópicas, campanhas institucionais e arrecadação de alimentos. A Sala da Mulher também poderá ser usada por entidades parceiras com papel primordial em prol da coletividade.

Para o presidente da Câmara, Jânio Calistro do Nascimento (PSD), a iniciativa busca atender às reivindicações da sociedade varzeagrandense e seus princípios de cidadania e de defesa de seus direitos. “A Sala da Mulher vem com intuito de trazer ações que viabilizem oficinas temáticas que servirão para disseminação de trabalhos voltados às mulheres de todas as idades, principalmente por meio de trabalhos direcionados ao combate à violência contra a mulher, que é uma prática criminosa e de grande ocorrência”, destacou o presidente.

 

A coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Isaura Ribeiro, reforçou que o espaço é um importante suporte que a Casa de Leis oferta para apoiar outras instituições em projetos voltados aos direitos, à política e à valorização da mulher. “A partir de agora, outros trabalhos, além dos muitos que estão sendo desenvolvidos pela prefeita Lucimar, poderão ser pautados aqui na Sala da Mulhe. dona Lucimar já havia deixado um legado social muito grande quando foi primeira-dama do Estado. Sempre atuou em favor das mulheres e das crianças e segue com o mesmo empenho e garra à frente hoje do Município”.

Antes da inauguração, o público foi recepcionado com exposição de artesanatos em cerâmica, artigos feitos a partir de sucatas de ferro, pinturas em tela e produtos produzidos pelas Amigas Empreendedoras, projeto social de valorização da mulher varzeagrandense implantado pela Assistência Social do Município. Além de objetos de arte de artistas locais, houve apresentações culturais, do coral Vésper, da Escola Estadual José Leite de Moraes e do Coral Canto e Encanto, da Escola Municipal Salvelina Ferreira da Silva.

Durante a inauguração, a Sala da Mulher deu início à campanha de doação de sangue Doe amor ao próximo, em parceria com o Hemocentro de Mato Grosso.

A Sala da Mulher funcionará todos os dias, das 7hs às 13hs, no antigo Espaço de Cidadania, juntamente com a Ouvidoria da Casa de Leis





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1359/visualizar/