Defensoria realiza seminário sobre saúde pública em Primavera do Leste
A Defensoria Pública de Mato Grosso realizou o Seminário "Defensoria Pública 2020", com foco na saúde pública. O evento ocorreu em Primavera do Leste e reuniu dezenas de Defensores Públicos de várias Comarcas do Estado. A primeira etapa do Seminário ocorreu em Sinop. A próxima será realizada em Cuiabá, no próximo dia 18.
"Estamos vivendo o reflorescimento da Defensoria Pública de Mato Grosso após um período de inverno rigoroso. A semente plantada pela gestão do Defensor Públic-Geral Djalma Sabo Mendes Júnior inevitavelmente deverá ser cultivada por todos nós, para que juntos deixemos de lado a improvisação e coloquemos o planejamento, a ação planejada como ideais de nossas ações", afirmou e Defensor Público responsável pela Comarca de Primavera do Leste, Nelson Gonçalves de Souza Júnior.
Para Djalma Sabo Mendes Júnior, o encontro teve a finalidade de debater o direito à saúde, além de abordar a união entre os Defensores Públicos, o alinhamento de postura das Comarcas. O Defensor Público-Geral apresentou ainda um balanço dos 9 meses em que está no cargo.
"Os problemas não nos fizeram esmurecer e a Defensoria Pública hoje conta novamente com a confiança da população, que é o que mais nos importa", afirmou.
Defensor Público de 2ª Instância, Edson Jair Weschter garantiu que entre os maiores problemas encontrados quando o assunto é saúde estão o fato de que o assistido não sabe qual é o papel da Defensoria Pública.
Ele explica que entre as atribuições da Defensoria Pública estão o atendimento, orientação e propositura de iniciais nas questões relacionadas ao direito à saúde envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS).
Já as demandas englobam medicamentos, exames e tratamentos especializados, tratamento fora do domicílio (TFD), cirurgias, UTI e Home Care.