Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 17:27

    Imprimir


A greve dos bancários de Mato Grosso soma hoje (25) sete dias de mobilização intensa. Até o momento não houve sinalização da Federação Nacional dos Bancos para a retomada das negociações, o que faz com que a categoria se prepare para o oitavo dia nesta quinta-feira (26). De acordo cm dados do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), já são 217 agências paralisadas em todo Estado.

Para avaliar o movimento de greve a nível nacional e traçar novas ações para arrancar uma proposta que atenda as reivindicações da categoria, o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reunirá amanhã (26), às 14 horas, em São Paulo. A greve que está paralisando agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

Dados nacionais

No sexto dia da greve nacional, os bancários ampliaram a paralisação nesta terça-feira (24) em todo o país, fechando 9.665 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados, e realizaram passeatas em várias capitais para manifestar a indignação contra o silêncio dos bancos diante de suas reivindicações por aumento real de salário, valorização do piso, mais contratações e fim da rotatividade, melhores condições de trabalho, mais segurança e igualdade de oportunidades.

A luta dos bancários é por mais segurança nas agências, reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários, fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.

O presidente do SEEB-MT, José Guerra, afirma que a categoria está cada vez mais unida e que a adesão dos municípios está aumentando. “Já somamos mais de uma semana, novas cidades de Mato Grosso entraram para o quadro de paralisação. Nossa atuação será intensa, estamos firmes aguardando um posicionamento dos bancos que só pensam nos lucros bilionários e se esquecem da população e da categoria”.

Mato Grosso

Os municípios que já estão firmes na greve são Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Nobres, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leverger, Rosário  Oeste,  Tangara da Serra, Sinop, Sorriso, São Jose dos Quatro Marcos, Rio Branco, Vila Bela Santísima Trindade, Nova Mutum, Alta Floresta, Barra Do Bugres, Pontes e Lacerda, Mirassol D’ Oeste, Arenápolis, Juína, Comodoro, Nortelândia, Araputanga, Nova Olímpia, Jauru, Rondonópolis, Pedra Preta, Campo Verde, Jaciara, Alto Araguai, São Felix Do Araguaia, Confressa, Barra do Garças e Ara Garças.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/13862/visualizar/