Morre o ex-presidente do TJMT, Salvador Pompeu
Advogado militante até os dias de hoje, Salvador Pompeu de Barros Filho, faleceu neste domingo (15), por volta das 13 horas após passar mal em sua residência e ser levado ao Hospital Santa Rosa, onde não resistiu. Ele foi indicado para desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso pelo Quinto Constitucional pertencente a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso e foi nomeado pelo então governador Carlos Gomes Bezerra (PMDB) em 1989.
Além de presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no biênio 1993/1995, Salvador Pompeu também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso - TRE/MT e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso.
Tido como um dos melhores juristas na década de 80 e 90, a experiência lhe valeu a indicação como magistrado e foi galgado a condição de presidente do Poder Judiciário num período de difícil relacionamento entre Poderes por causa dos constantes atrasos nos repasses diante das dificuldades financeiras impostas a Mato Grosso.
O velório de Salvador Pompeu acontece a partir das 20 horas no Plenário do Tribunal de Justiça. O enterro será amanhã a partir das 9 horas da manhã no Cemitério Bom Jesus de Cuiabá.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri disse que a magistratura e a advocacia estavam mais pobres com a perda de um dos homens mais estimáveis do mundo jurídico em Mato Grosso. "É uma perda inestimável para a Justiça", lamentou Orlando Perri.
Já para o ex-presidente do Tribunal de Justiça e que também foi indicado pelo 5º Constitucional da OAB, Rubens de Oliveira Santos Filho, a passagem de Salvador Pompeu pelo Tribunal de Justiça dignificou a classe dos advogados que unanimimente reconheciam a presteza e principalmente o zelo com que o ex-magistrado e advogado até os últimos dias de sua vida tratava a coisa pública e o respeito a ordem legal como parâmetro da boa convivência entre todos.
Velório: Segundo o cerminonial do Tribunal de Jusitça o velório do Desembargador Salvador Pompeu de Barros Filho será no Plenário 1 do TJ, a partir das 20 horas. Nesta segunda-feira (16), às 8 horas será realizado um momento religioso e às 9 horas o cortejo sai do Tribunal em direção ao Cemitério Parque Bom Jesus, onde o corpo será sepultado.