Biometria: Rondonópolis supera a meta de atendimentos diários
Com uma média de 667 eleitores atendidos por dia, a Justiça Eleitoral em Rondonópolis (MT) superou, nesta semana, a meta de atendimentos na revisão do eleitorado com biometria. O número representa o dobro do registrado na semana passada, que era de 410 atendimentos/dia.
A meta estipulada era atender uma média de 619 eleitores por dia. Com o aumento da demanda toda a estrutura montada em Rondonópolis para a biometria – dois postos de atendimento e 30 kits biométricos - está sendo utilizada em sua total capacidade.
“Nossa estrutura foi projetada para atender diariamente com agilidade e comodidade 619 eleitores e felizmente estamos atingindo ou até mesmo superando essa meta, sem perder de vista a comodidade do eleitor”, ressaltou a chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Hiromi Mizobe.
A servidora explica que neste mês de agosto, até o dia 21, a média diária de atendimento estava em 410 eleitores, porém, após esta data a procura aumentou consideravelmente, chegando a 719 no dia 27.
De acordo com Hiromi Mizobe, o aumento na demanda é reflexo da ampla divulgação da biometria feita pelos meios de comunicação junto à população local. “Toda a campanha feita pela imprensa, que tem sido grande parceria da Justiça Eleitoral na biometria, tem visado conscientizar os eleitores que a procura antecipada pelo cadastramento garante um atendimento com rapidez e conforto e ao que parece, a sociedade tem se conscientizado a esse respeito”.
Se o percentual diário de atendimento permanecer dentro da meta estipulada, a revisão biométrica em Rondonópolis irá transcorrer de forma tranquila, sem filas extensas, até o seu término previsto para o início do próximo ano.
Desde o dia 2 de abril deste ano, quando teve início a revisão de Rondonópolis, até esta quinta-feira (29/08), dos 139.260 eleitores do município, 49.873 compareceram ao posto eleitoral para o cadastramento biométrico, o que representa 36% do eleitorado.
Serviço:
O cadastramento biométrico em Rondonópolis acontece em dois postos de atendimento, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
1- Fórum Eleitoral (10ª e 45ª zonas eleitorais): Rua Fernando Corrêa da Costa, número 253, Centro.
2- 46ª Zona Eleitoral: Rua Filinto Muller, Vila Operária, ao lado da biblioteca municipal.
Para o atendimento é necessário apresentar comprovante de endereço atualizado e documento oficial com foto. Em caso de alistamento de homem com 18 anos ou mais é necessário também apresentar o certificado de reservista.
O eleitor que não se cadastrar dentro do prazo terá o título cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documente indispensável para o exercício de alguns direitos, entre eles: tirar passaporte, tomar posse em cargo público, fazer inscrição em instituição de ensino superior e receber benefícios sociais do Governo Federal.