Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 22 de Abril de 2013 às 15:08

    Imprimir


Secom/VG
Estabelecer um perímetro que solucione a insegurança jurídica dos loteamentos e conjuntos habitacionais construídos e consolidados, que ainda estão fora do perímetro e delimitar áreas potencialmente aptas para novos empreendimentos. Este foi o tema da Audiência Pública do “Estudo da nova delimitação do perímetro urbano do município – proposto pela prefeitura municipal de Várzea Grande, sob a coordenação da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), realizada na noite de quinta-feira (18.04), no Centro Educacional “Oscar Ribeiro no bairro São Mateus.

Segundo o secretário da pasta, a proposta de uma nova delimitação do perímetro urbano resolverá os problemas de ordenamento territorial, permitindo que o município tenha uma política voltada para o planejamento urbano para essas áreas onde ocorrerão investimos públicos e privados.

“Evitaremos problemas de empreendimentos localizados em desconformidades com as leis urbanísticas, corrigindo erros e distorções na condução da gestão urbana. A expansão do território urbano de Várzea Grande é uma necessidade Somente assim, a administração pública poderá evitar a expansão sem planejamento, como ocorreu no passado. Vamos controlar o parcelamento do solo de novos empreendimentos”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Tarcísio Bassan.

Segundo o coordenador da empresa Prisma Engenharia Arquitetura e Saneamento LTDA, arquiteto Odir Burity - responsável pelo projeto - a expansão urbana corrigirá as distorções do setor imobiliário, pois haverá ofertas de áreas para novos empreendimentos. Com isso, inibirá a especulação dos imóveis fazendo com que os preços dos mesmos tenham valores mais reais, contribuindo para a diminuição dos vazios urbanos.

Avenida Mario Andreazza - A partir de estudos da equipe da Prisma Engenharia, foi possível fazer um diagnóstico do espaço territorial do município, culminando com a compreensão da sua dinâmica de crescimento e na constatação de um cenário com tendência a um deslocamento do vetor de crescimento da cidade em direção da região do Rio Pari e ao longo da Avenida Mario Andreazza.Constatação esta, apresentada nos estudos do Plano Diretor que também indicou o vetor de crescimento para região noroeste da cidade.

“Observamos que nesta região já existem grandes empreendimentos em projetos. Construídos e em construção, de todos padrões de classes sociais, os quais se encontram fora da área urbana atual. Esses empreendimentos por si só induzirão a construção de novas áreas comerciais e de serviços e a consolidação da Avenida Mario Andrezza, após a duplicação como um corredor comercial e de serviços como um corredor comercial de serviços.”

Bassan explicou que a duplicação da Mario Andrezza, a estrada da Guarita e os empreendimentos já citados, a construção da Rodoanel, além da construção do terminal rodoviário – fechará um perímetro indutor de crescimento em uma área cujos vazios tem baixa restrição ambiental e urbanística com uma topografia favorável a expansão de novos empreendimentos.

A Audiência Pública contou com a presença de cerca de 150 munícipes, da equipe técnica da SMDU, do secretariado municipal, da vereadora Miriam Pinheiro, autoridades locais e entidades afins.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/15094/visualizar/