Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Segunda - 22 de Abril de 2013 às 14:19

    Imprimir


A edição deste ano do projeto “Nossa Casa”, da Vetor Pesquisas, mostra que os chefes de família cuiabanos estão insatisfeitos com o trânsito da cidade. Esse foi o serviço público com menor índice de satisfação na bateria que avalia a qualidade e a melhoria de 18 segmentos. Somente 32,9% dos entrevistados mostram-se satisfeitos com o trânsito cuiabano. O resultado corrobora a crítica dos cuiabanos ao setor de infraestrutura da cidade – que, pela primeira vez desde 1999, lidera o ranking de problemas municipais, deixando saúde e segurança para trás.

“O cotidiano das famílias está sendo afetado pelas obras de mobilidade urbana e pela falta de investimento nos últimos anos na melhoria da infraestrutura da cidade. Esse incômodo está se tornando mais problemático do que a fragilidade do sistema de saúde ou a falta de segurança”, pondera Miriam Braga, socióloga e diretora da Vetor Pesquisas.

Mas a criticidade dos chefes de família – público alvo da pesquisa – não se resume ao trânsito. Seguindo uma tendência já verificada em 2011, os entrevistados se mostraram bem críticos, e o índice de satisfação com os serviços públicos alcançou o mais baixo patamar desde 2003. A média anual de satisfação foi de 48,2%, contra os 48,6% de 2011. O ano em que os entrevistados se mostraram mais satisfeitos com os serviços públicos foi 2005: o percentual foi de 56,8%.

Seis setores obtiveram mais de 50% de satisfação neste ano: construção de casas populares (63,5%), coleta de lixo (62,8%), iluminação pública (61,8%), pagamento dos servidores (58%), creches públicas (56,5%) e educação pública (53,6%). Os serviços com pior avaliação foram trânsito (32,9%) e saúde pública (34,5%).

Na análise da melhoria dos serviços públicos, o senso crítico também aparece: apenas 14,3% dos chefes de família cuiabanos identificaram alguma evolução para melhor em 2013. O maior percentual de melhoria foi destinado à construção de casas populares (38%). Já a lista de serviços com percepção de melhoria abaixo de 10% incluiu fiscalização de terrenos baldios, acesso gratuito a eventos culturais, trânsito, ação social, saneamento básico, conservação de praças, transporte público, saúde pública e cobrança de impostos.

O projeto “Nossa Casa” é uma pesquisa realizada pela Vetor Pesquisas bienalmente desde 1999. O objetivo é traçar um diagnóstico da cidade durante o período de comemoração do aniversário de fundação de Cuiabá e também qualificar profissionais para atuarem nas atividades de pesquisa de opinião.

O público alvo é composto por chefes de família, e a cada edição, um tema especial é definido para a investigação. Neste ano, o assunto definido foi Família. Além disso, alguns indicadores são mantidos em todas as edições, o que possibilita acompanhamento histórico. Os resultados são liberados para o público de forma gratuita e consolidam um grande levantamento sobre o que pensa o cuiabano.

Foram realizadas 500 entrevistas entre 22 e 28 de março de 2013. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro da pesquisa é de 4,4%.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/15097/visualizar/