Usuários do Parque Bonifácia aprovam recuperação da pista de caminhada
Considerado um dos atrativos mais importantes da Capital, o parque conta com uma visitação média de 30 mil pessoas por mês. Frequentadores do local afirmaram que as obras de revitalização melhoraram o acesso e que já não observam mais tantos problemas no parque.
Visitantes aprovam
O professor Vitalino Pires, de 70 anos, faz atividades físicas na unidade há mais de oito anos. Segundo ele, as pistas estão bem melhores e a sinalização está em ótimas condições. “Antes havia muitos buracos e sempre tinha que desviar quando fazia caminhada ou corria. Agora tudo está bem melhor”, disse.
A estudante de pedagogia, Maria Joana, de 38 anos, gosta de levar os filhos para brincar e passear no parque, sempre quando é possível. Ela elogiou a reforma do playground, promovida pela Sema, que oferece mais brinquedos e diversão para a criançada.
“Minhas filhas adoraram o novo espaço e também gostei bastante da pista de patins e de bicicleta. Fico até mais tranquila em deixa-las mais livres para brincar, sem me preocupar tanto de elas caírem por conta de buracos e fissuras que existiam antes”.
A corretora de imóveis, Eloíza Pinto da Silva, de 34 anos, disse que também está satisfeita com os trabalhos de revitalização. Além disso, observou que o parque está mais limpo e iluminado. “Antes os banheiros sempre estavam sujos, via lixo pela pista e também a iluminação era péssima. Agora, com a reforma geral, com a nova pista de caminhada que esta quase pronta, percebi que tudo melhorou. Estou bem satisfeita”.
Obra com responsabilidade
Nove quilômetros de pista e todo o estacionamento receberam lama asfáltica, dentro do trabalho de revitalização do parque. Também foram realizadas a reconstrução do meio-fio e sinalização horizontal.
Dentro do projeto estão ainda a construção de 280 metros do muro nas laterais do parque, localizado na Avenida Filinto Müller e na entrada pelo bairro Quilombo, e também a reforma do antigo playground.
Além disso, na Praça do Cerrado foram feitas a reforma das pistas, do coreto, das grades de proteção, pintura de bancos e também a construção de uma rampa de acesso a deficientes.
A unidade ganhou também mais 1,8 mil metros de cerca de alambrado para reforçar a segurança e também evitar a fuga de animais silvestres. A outra metade da cerca já está pronta ao longo da Avenida Miguel Sutil.
Houve também o reaproveitamento da madeira do mirante retirado em dezembro do ano passado. Com o material, equipes reformaram as duas entradas do parque, com uma estrutura mais reforçada e arrojada nos locais.
Mais obras
O Governo do Estado investirá na revitalização não apenas do Parque Mãe Bonifácia, mas também melhorará ainda a infraestrutura receptiva para a população nos parques estaduais Zé Bolo Flô (Coxipó) e Massairo Okamura (Avenida Rubens de Mendonã).
Estão programadas ações de revitalização dos parques e elaboração de planos de manejo para 11 unidades de conservação estaduais do grupo de proteção integral do estado.
Os planos de manejo são fundamentais também para que a Sema realize a concessão de serviços públicos, com enfoque no fomento ao turismo nas regiões onde as unidades de conservação estão localizados, compreendendo hotelaria, passeios, trilhas, safaris fotográficos, entre outros atrativos destinados à população.