Aproximadamente 650 pessoas atuam nas obras do metrô de superfície, número que deve subir para 4 mil ao longo do ano de 2013
Novas frentes de trabalho para implantação do VLT serão abertas em janeiro
Quatro novas frentes de trabalho ligadas ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já foram confirmadas para o início deste ano – viadutos MT-040, Sefaz e as vias permanentes da Av. XV de Novembro e João Ponce de Arruda. Considerando o viaduto da UFMT e a trincheira da FEB que já estão em andamento, Cuiabá e Várzea Grande somarão seis pontos em obras para implantação do metrô de superfície.
“Já temos 650 pessoas atuando nas obras do VLT, número que deverá subir para 4 mil ao longo do ano de 2013. Estamos adotando todas as providências necessárias para cumprir o cronograma e minimizar os transtornos no trânsito em decorrência das interdições”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade continuam dentro do cronograma e 2013 será um ano de inaugurações.
No último sábado (30.12), acompanhado pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães, e pelo ex-secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, Alysson realizou uma vistoria nas obras da Capital. “Este será um ano decisivo para as obras da Copa. Até dezembro vamos entregar 80% de todo o planejado”, afirmou.
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.
NOVAS OBRAS
VIADUTO SEFAZ -. Com 278 metros de extensão e em formato de ferradura, o elevado amenizará o tráfego na região onde passam em média 2.700 veículos por hora em horário de pico. A estimativa para a conclusão da obra é de seis a oito meses.
VIADUTO MT-040 - O viaduto rodoferroviário a ser construído no eixo Centro – Coxipó terá 445 metros de extensão e será constituído de duas faixas de circulação, por sentido, para o tráfego geral e da via permanente do VLT.
VIA PERMANENTE NAS AVENIDAS XV DE NOVEMBRO E JOÃO PONCE DE ARRUDA - As avenidas XV de Novembro e João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, passarão por obras de adequação para implantação dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nos locais serão implantadas as estruturas necessárias para a passagem do VLT, composta pela rede aérea de tração, estações de integração e a via permanente.