Campanha Laço Branco mobiliza autoridades e população em Barra do Garças
Na terça-feira (04), foi realizado o lançamento da Campanha Laço Branco no município de Barra do Garças (500 km de Cuiabá), através do Núcleo Cível da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso naquela comarca.
Os defensores públicos Lindalva de Fátima Ramos e Milton Antônio Martini Fernandes aderiram à campanha com objetivo de mobilizar os homens pelo fim da violência contra a mulher.
A mobilização dos homens tem suporte na Lei Federal nº11.489/2007, a qual institui a data 06 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A Campanha Laço Branco lançada em Barra do Garças conta com a parceria da Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Legislativo, OAB-MT, CDL, Sintep, União das Associações de Bairros, Associações de Moradores de Bairros de Barra do Garças, entre outras entidades.
“O engajamento do homem nessa luta, por intermédio desta campanha, é muito importante para a sociedade, pois que ele é o principal ator nesse contexto de violências contra a mulher”, afirma Dra. Lindalva.
Já o defensor público Milton Fernandes ressalta que “a mobilização dos homens é importantíssima para conscientizá-los de que as desavenças, sejam no ambiente doméstico ou na vida em sociedade, não se resolvem pela força”.
Ainda durante o evento, o professor Omar Cirino de Souza, presidente e diretor do Sintep/MT, proferiu palestra abordando o tema “Impacto da Violência Doméstica e Familiar na estrutura da Família e no rendimento escolar”.
O lançamento da campanha, que teve uma apresentação musical do músico Serafim, com a canção Oração da Família, do Padre Zezinho, contou, ainda, com a presença de representantes das faculdades privadas de Barra do Garças e também da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
De acordo com os defensores, todas as autoridades presentes empenharam suas palavras de adesão à Campanha Laço Branco e na mobilização diária dos homens no combate à violência contra a mulher.
“Temos a certeza de que todos aqui presentes abraçam a causa de defesa dos direitos da mulher e pelo fim da violência doméstica e familiar, tudo pela construção de uma sociedade mais igual e justa, com cada um de nós servindo de multiplicadores desses objetivos”, enfatizou a defensora pública Lindalva Ramos.
Laço Branco
Idealizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), na pessoa de sua presidente, a defensora pública Rosana dos Santos Leite, a campanha foi lançada em Mato Grosso durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no dia 23 de outubro.